Semel: 150 esportistas realizam pedalada em comemoração ao Dia do Ciclista
Para celebrar o Dia Nacional do Ciclista, instaurado como o 19 de agosto, em 2007, como um símbolo da luta contra os crimes de trânsito e em defesa de maior uso da bicicleta, o Grupo Bike e Vida e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel) realizaram um passeio ciclístico pela Rodovia Transamazônica.
O percurso teve 10 quilômetros e contou com cerca de 150 participantes, saindo da frente do Hemopa, na entrada do Núcleo Cidade Nova, e seguindo até a Orla Encontro dos Rios, passando pela marginal da Transamazônica, entrando no segundo viaduto e fazendo o percurso por meio da Orla Sebastião Miranda até o ponto final.
“É o Dia Nacional do Ciclista e grupo de pedal Bike e Vida nos procurou para ter apoio pra esse evento. São mais de 10 grupos de pedal presentes com objetivo de conscientizar, falar da importância do ciclismo, mostrar o benefício e o resultado que a bike traz para a vida da população em relação à saúde, tanto física, quanto mental. Um dia a ser celebrado e Marabá é uma cidade vibrante para quem anda de bike”, comenta o secretário de esportes Thyago Ferraz.
A Luísa Sousa, 47 anos, foi uma das que acordou 5h30 para participar do evento. Ela faz parte do grupo de pedal Bicicletaria do Tio Nelson que participou com cerca de 20 atletas. “Foi maravilhoso o percurso e convido quem não pedala para vir pedalar com a gente. Comecei a pedalar oficialmente só há 6 meses com amigos que me incentivaram a participar e isso já fez diferença na minha vida, tem sido maravilhoso deixar o sedentarismo de ficar em casa, já acordo empolgada pra vestir a roupa e pedala”, comenta.
O diretor do grupo Bike e Vida, organizador do evento, Willian Carlos fez uma avaliação positiva da iniciativa. “Foi um trajeto tranquilo nesse passeio em comemoração ao dia 19 de agosto, dia do ciclista. Proporcionando um café da manhã agradável para o pessoal. Agradecemos a quem pode participar e aos apoiadores. Avaliação positiva e esperamos estar sempre fazendo eventos e movimentar ainda mais o ciclismo na nossa cidade”, complementa Willian.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes e Sérgio Barros