Dia do Consumidor: Procon realiza campanha #desligueocelular para alertar sobre golpes virtuais
Neste 15 de março, Dia Nacional do Consumidor, muitas lojas aproveitam para fazer promoções, mas a data é para ressaltar os direitos e deveres dos clientes. Em Marabá, de acordo com o Procon, o número de reclamações de consumidores, vítimas de golpes feitos via internet e pelo telefone celular, aumentou cerca de 40% nos últimos três meses.
Para alertar os consumidores, o órgão municipal #desligueotelefone tem como objetivo orientar o consumidor em relação aos golpes via ligações telefônicas, principalmente quando se tratar de assuntos referentes às contas bancárias e empréstimos, neste caso a orientação do Procon é desligar o telefone e procurar a agência pessoalmente.
“Quando o fraudador liga, ele fala assim ‘olha nós somos do banco a sua senha mudou e vamos estar enviando um código para você acessar’ e quando ele acessa o código o consumidor está passando a vida financeira dele para o criminoso. Não caia nesse golpe, desligue o telefone e vá ao banco e resolva lá o problema”, alerta a advogada Zélia Lopes, coordenadora do Procon / Marabá.
Zélia também alerta os consumidores quanto ao golpe de descontos em dívidas de banco. “Em razão de muitas pessoas estarem endividadas, o bandido liga para o consumidor e diz ‘olha somos da instituição financeira e o senhor foi contemplado com um desconto e parcelamento da sua dívida e vamos enviar um boleto e o senhor paga’. A nossa orientação é que a pessoa não caia nesse golpe procure a sua instituição financeira”, orienta.
Dentro da campanha #desligueotelefone, o Procon fará ações nos 16 e 17 nas escolas públicas e privadas, com distribuição de panfletos aos estudantes para que levem ao conhecimento dos pais.
“Estaremos nas escolas, pois o código de defesa do consumidor nos dá essa missão educativa e vamos pegar um público super atencioso, que é o público adolescente que leva para a casa a informação e despertar no pai esse alerta. Nossa campanha também vai alertar para outros golpes”, explica.
O Procon Marabá ainda avisa ao consumidor sobre prazo de validade dos alimentos, valores na prateleira e no caixa, qualidade dos produtos e outros itens. A coordenadora do Procon ressalta que a semana do consumidor serve para orientar e também comemorar os avanços no atendimento.
“Temos muitos motivos para comemorar, pois o consumidor marabaense tem uma super estrutura para atender e recebê-los pois temos um órgão atuante e a gestão tem feito muito pelo consumidor. Esta semana é de ação de alerta, orientação e também atendimentos”, disse Zélia Lopes.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom