Semed: Dia D da Família na Escola terá apresentações culturais variadas e pedido de paz
Um dia inteiro dedicado às famílias de estudantes da rede municipal de ensino, com muitas atrações e atividades culturais vai acontecer no dia 13 de maio, em todas as escolas da zona urbana e rural de Marabá. É o Dia D da Família e da Paz nas Escolas.
Para este ano de 2023, devido aos últimos registros de ataques violentos às escolas no país, que assustou professores, pais e alunos, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) decidiu ampliar as ações para incluir pedido de paz nas escolas.
“Infelizmente no ano de 2023 nós fomos obrigados a inserir outro elemento chave neste dia que vai ser o Dia D da família e da Paz nas escolas. Estamos fazendo uma interface, um conclame ao combate a violência nas escolas, ou seja, vai ser o dia da família e da paz nas escolas pois são duas frentes importantíssimas para assegurar a aprendizagem de nossos estudantes”, pontuou o diretor geral de Ensino da Semed, Fábio Rogério.
O primeiro Dia Nacional da Família na Escola ocorreu em 24 de abril de 2001. A proposta surgiu após a divulgação dos resultados do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb), que mostraram melhorias nas notas e diminuição da evasão escolar de alunos cujos pais acompanhavam seu desenvolvimento nas aulas. Para o evento cada escola define sua programação, de acordo com as possibilidades de diretores, professores, pais e alunos.
“Nossas escolas abrem às 7h30 da manhã, são 200 escolas em Marabá e 57 mil estudantes. Todos os familiares estão convidados a irem para a escola de seus filhos, pois tem escola que vai fazer pela manhã, outras à tarde, outras à noite, atendendo o interesse e a necessidade da sua comunidade escolar. Não podemos deixar de participar deste dia tão importante para a educação em Marabá”, ressalta Fábio Rogério.
Fábio esclarece que o Dia D da Família na Escola tem como objetivo mobilizar toda a comunidade escolar, engajar pais, estudantes, avós e responsáveis para que nesse dia, de forma simbólica, a família vá nas escolas dos filhos para saber como é o espaço de estudo e participar de atividades culturais, assistir as atividades que os estudantes produzem. “Então é o Dia D para festejar a educação, o Dia D para selar o compromisso com a educação de cada filho, de cada estudante da educação de Marabá”, enfatiza.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom e Arquivo