Dia das Mães: Os cuidados de mãe começam ainda na barriga
A barriga de Searia Rodrigues, 39 anos, só cresce a cada mês. A enfermeira está no sexto mês de gravidez vivenciando a maternidade pela primeira vez. Com a felicidade estampada no rosto, a mãe de primeira viagem afirma estar vivendo um dos momentos mais importantes e lindos da vida. A espera pela pequena Sarah Isis tem sido regada de amor, cuidados e também de muita curiosidade de toda a família que não vê a hora de conhecer o rostinho da bebê.
“É uma emoção muito grande, foi um milagre de Deus que eu não estava esperando. A família está toda feliz e eu principalmente. O meu coração está a mil. Todos os dias a emoção só aumenta. Conforme vai crescendo a barriga vai crescendo esse amor em mim”, relata a Searia.
Com uma vida agitada, por conta do trabalho nos plantões do Hospital Municipal de Marabá (HMM), Searia descobriu a gravidez aos dois meses, quando os sintomas se manifestaram. Após a confirmação feita pelos exames, a nova mamãe logo começou com os cuidados. Deu início ao pré-natal na Unidade Básica de Saúde (UBS) Enfermeira Zezinha, na Folha 23.
“Quando saiu o resultado do exame já fui fazer a primeira consulta. Na UBS, o atendimento está ótimo, os profissionais são bem atenciosos, maravilhosos”, afirma a grávida que tem previsão do parto para o fim de julho.
A enfermeira Dammy Lima, faz parte da equipe multiprofissional da UBS Enfermeira Zezinha que trabalha no atendimento às grávidas no programa de pré-natal. Lá as futuras mamães são acompanhadas mês a mês, até completar o tempo de gestação. No pré-natal oferecido pela rede, além da enfermagem, as mamães recebem o atendimento com o clínico, odontólogo, nutricionista e de demais serviços como a ultrassonografia e outros que precisar, a exemplo de psicólogo. O importante, de acordo com a enfermeira, é que elas não deixem de buscar os cuidados, de preferência logo no início da gravidez.
“Porque assim a gente começa a avaliar desde cedo o feto. Se a mamãe é de risco ou não. Ela começa a fazer o esquema de sulfato ferroso, ácido fólico, exames sorológicos [sífilis, hepatite, HIV]. Trabalhar com a gestante é maravilhoso. Muitas das vezes elas vêm fazer o atendimento bem no comecinho quando descobrem. Outras, chegam um pouquinho depois. Cada uma delas com uma história de vida diferente, uma história de gravidez diferente e a gente tá aqui para atender da melhor forma possível”, enfatiza a enfermeira.
A Rede de Atenção Básica do município oferta o pré-natal em todas as UBS de Marabá, na Enfermeira Zezinha a agenda das grávidas é aberta às segundas-feiras para o atendimento semanal. Por lá é feita uma média de 60 atendimentos semanais.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento
Galeria