Dia do Diretor: Amor e dedicação a serviço da comunidade escolar

“Ela é uma ótima diretora. Tem o coração puro. De todas as escolas que estudei é a melhor diretora que já tive. Muito gentil”. É assim que Marcos Heitor Pinheiro, aluno do 5° ano da Escola Francisco Ramos, define sua diretora. 

Polianna Francisco Ramos carrega consigo o sobrenome da escola que gere. “É uma coincidência, mas até isso combina”, comenta. Ela se mudou para cidade em 1996, aos 16 anos, para estudar. E o destino nunca mais a separou da educação de Marabá. Acabou cursando pedagogia e fez seu estágio acadêmico em 2005, exatamente na escola onde hoje é gestora. Ela vem de uma família de educadores, sua mãe, tia e irmã, todas foram professoras. Ela fez especialização em gestão escolar e foi escolhida para representar todos os diretores de Marabá, neste 12 de novembro, Dia do Diretor.

A escolha não se deu atoa. Apesar de ter apenas 39 anos, Polianna tem fama de ser uma diretora muito participativa, que ajuda na limpeza, merenda e em todos os setores da escola, se necessário. A merendeira Eva Ferreira Costa, que atua há 23 anos na Escola Francisco Ramos faz questão de destacar. “Dentre as diretoras que passaram, Polianna é a que tem demonstrado realmente para que veio. Ela não só manda, mas está  junto com a gente. Tanto para o apoio na escola, como de forma geral. Penso que ser diretor é isso, é saber como se expressar. O trabalho muitas vezes é cansativo, mas quando é feito com carinho, você trabalha de bom humor”, ressalta. 

A escola Francisco Ramos atende hoje 466 crianças, de 1° a 5° série durante o dia, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no período noturno. Possui também uma sala de recursos multifuncionais, que atende crianças com necessidades especiais, não só da escola, mas da região. Quem toma conta desta sala é a professora, Joseane Maria, que apesar de trabalhar a apenas um ano com Polianna, já virou sua fã. “É uma gestora muito dedicada, responsável, pontual e dinâmica. Muito criativa, quando amanhecemos sentindo problema, dor de cabeça, você logo lembra da pessoa que é a gestora da escola e lembra que quando você chega aqui ela já está agilizando tudo, recebendo aluno, fazendo o possível  para que nosso dia corra tudo bem”, destaca Joseane. 

Segundo a professora, uma das principais características de Poliana é ter uma gestão participativa e democrática.  “Ela é uma gestora que pode servir de modelo para nosso município porque ela não atua entre quatro paredes, na sala da diretoria, mas tramita em todo percurso da área física da escola. Conhece cada aluno, sabe o problema de cada um e de cada professor. Ela tem cumprido a missão dela enquanto gestora eficiente, capacitada, transparente, humana e amiga”, completa.

Família e Comunidade

Além da influência das professoras da família, os filhos também colaboraram com a carreira da mãe. “Quando conclui pedagogia eu já tinha dois filhos e eles foram meus  laboratórios. Fui trabalhando em casa com eles, e descobri em mim uma alfabetizadora e ai você descobre a graça da profissão e se descobre no fazer”, comenta Polianna. 

Segundo a diretora, o objetivo dela é apenas um: servir a comunidade da melhor maneira possível.  “Eu me vejo como alguém que se coloca à disposição do servir, estou aqui na escola hoje para servir a comunidade, seja a externa ou interna. Quando me vejo nesse universo sou incapaz de ver minha equipe de apoio fazendo um trabalho, que, às vezes, está apertado e não poder pegar no rodo e ajudar a limpar o banheiro, o espaço, ou na merenda”, ressalta.

Para concluir, Polianna resume o que é para ela a profissão de diretor. “O gestor é isso, ter esse olhar de sensibilidade para todas as partes envolvidas no espaço e entender que estamos aqui para gerir, comandar, servir e auxiliar não só a comunidade, mas também os funcionários”, enfatiza.

Rede Municipal 

Além da Polianna, a rede municipal de educação conta com outros 149 diretores, que com dedicação promovem uma gestão de qualidade em prol da melhoria da educação na cidade de Marabá, como enfatiza o secretário municipal adjunto de Educação, Orlando Moraes.

“O diretor escolar, esse personagem de suma importância para o desenvolvimento de todas as ações no interior da escola, é um profissional imprescindível para que a escola tenha sucesso em conjunto com toda a equipe. O diretor escolar é a liderança que mobiliza recursos e pessoas para atingir as metas de aprendizagem. O diretor é um construtor de cenários para que toda a equipe possa brilhar. Neste dia tão especial, a secretaria municipal de Educação tem muito a agradecer a toda essa equipe de profissionais que mobilizam e articulam junto a Semed e os diversos órgãos e a comunidade para fazer com que a escola tenha o sucesso esperado e o município possa se desenvolver. Muito obrigada a todos os diretores escolares e que ajudam a desenvolver a escola de Marabá”, declarou o secretário adjunto da SEMED.

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos 

Acessibilidade