Obras: No Dia do Engenheiro, ponte sobre o rio Itacaiunas, maior obra de infraestrutura da gestão municipal atualmente, entra em nova etapa
Sem a engenharia, não há obras. Entre as diversas que estão em execução atualmente, a nova ponte sobre o rio Itacaiunas é a maior tanto pelo porte e impacto na infraestrutura urbana e de mobilidade da cidade, como também em investimentos. O investimento da Prefeitura de Marabá na obra é de R$ 59 milhões de reais, provenientes de recursos próprios. O governo do estado entra com R$ 50 milhões.
Com 525 metros de extensão, 12 metros de largura, e uma faixa de passeio de 1,85 metros, a nova ponte ligará o núcleo Nova Marabá, no perímetro da Folha 33, ao bairro Novo Horizonte, no núcleo Cidade Nova e ajudará a desafogar o trânsito nas duas pontes que ligam os dois núcleos atualmente, ampliando a mobilidade de milhares de motoristas, principalmente nos horários de pico.
Diante da complexidade da obra, os profissionais de engenharia são essenciais para a boa execução e andamento do empreendimento porque seus conhecimentos e cálculos ajudam a garantir o bom uso do dinheiro investido e a segurança, principalmente em obras de grande impacto na paisagem urbana, evitando assim gastos com ações de correção no futuro.
Agora, a construção entra em uma nova etapa, que consiste na montagem das lajes pré-moldadas, produção de formas metálicas para os blocos de apoio e instalação de tubulação para concretagem da estaca do bloco de apoio número 7.
“Na parte da Cidade Nova, já estamos concluindo a instalação da tubulação de concretagem das estacas do bloco de apoio 7, e esse bloco de apoio 7 é o último, sendo que os demais já foram todos executados. Também já estamos fazendo, no lado da cidade nova, o içamento das longarinas de apoio”, informou Saulo Almeida, engenheiro SEVOP.
A estrutura é erguida com sistema estaiado, a exemplo de duas das quatro pontes da Alça Viária e da ponte de Outeiro (distrito de Belém). O sistema de estaiamento consiste na instalação de cabos de aço fixos em hastes centrais de concreto. Os principais elementos na construção dessa ponte são os mastros, os estais (cabos de aço), o tabuleiro (constituído de laje e vigas) e a fundação.
O prazo total para execução do projeto, previsto no contrato, é de 20 meses, sendo um mês para mobilização, 16 meses para a execução da obra e três meses para os trâmites finais. A previsão é que seja inaugurada no final de 2024.
A Prefeitura de Marabá caberá a manutenção das demais despesas, por meio do montante investido, destinados exclusivamente para a construção, como também os serviços de infraestrutura nas vias de acesso até a cabeceira da ponte, nas duas margens do rio.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Arquivo
Fotos aéreas: Sérgio Barros