Dia do Gari: Cuidado com a cidade que passa de pai para filho
Pedro Sousa da Silva, 44 anos, trabalha há 26 anos como gari em Marabá. Com o trabalho de gari ele mantém a família e diz que não pensa em exercer outra atividade. Já foram longos anos de trabalho ajudando a tornar a cidade mais limpa e organizada.
“Trabalho desde os meus 18 anos, e nesse período todo, nunca aconteceu nenhum acidente comigo. Estou trabalhando e contribuindo com a cidade, como todo cidadão, organizando e tentando deixar a cidade limpa. É um serviço que é cansativo, mas a gente corre atrás do nosso objetivo”, disse Pedro da Silva.
Pedro trabalha em dois períodos, manhã e tarde. Os trabalhadores chegam cedinho ao Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM), antes das sete horas da manhã. Tomam um café reforçado, oferecido pela órgão, antes de saírem para trabalhar. Eles cumprem rotas previamente definidas pela coordenação, que alcançam todos os bairros de Marabá.
Há dois anos, ao chegar de um dia de trabalho, Pedro viu o filho, Welington Silva, então com 19 anos, seguir o mesmo caminho profissional que ele.
“Eu criei meu filho através deste serviço e hoje estou integrando ele no mesmo ramo de trabalho. Agora ele já é pai de família, e precisa do trabalho. Assim vamos levando a vida e hoje trabalhamos juntos”, disse Pedro Sousa da Silva.
Esse foi o caminho de Welington Nascimento da Silva, 21 anos, com os dois últimos contribuindo coma limpeza urbana em Marabá, profissão que exerce com orgulho assim como o pai.
“Eu cresci vendo ele trabalhando, saindo às vezes 5 ou 6 horas da manhã. Um dia falei que queria trabalhar onde ele trabalhava e fomos fazer os exames. Deus abriu a porta e estou aqui, deu certo, e hoje trabalho ao lado dele”, disse Welington, agradecendo a oportunidade de trabalhar ao lado do pai.
Odilon Cerqueira Leite, chefe da limpeza urbana da SSAM, acompanha o trabalho de pai e filho e ressalta que ambos cumprem as atividades com dedicação.
“Eu tenho 20 anos de limpeza pública e falar da profissão de gari é o maior orgulho que tenho da minha vida, parabéns para eles pois são os zeladores da nossa cidade. Hoje a valorização do gari é muito grande, antigamente as pessoas tinham vergonha de ser gari e hoje é uma profissão muito valorizada e procurada”, disse Odilon Cerqueira Leite.
O Dia do Gari é comemorado anualmente em 16 de maio, em todo o Brasil. Esta data tem o objetivo de homenagear os profissionais responsáveis em manter as ruas, praças e praias limpas de todo o lixo gerado naturalmente ou por ação do ser humano.
Hoje Marabá conta com 411 agentes de conservação, distribuídos por todos os núcleos e mais 33 fiscais.
“Parabéns aos profissionais que com sol ou chuva, cuidam para que nossa cidade fique ainda mais bonita e limpa! Feliz Dia do Gari!”, conclui.
Texto: Victor Haor
Fotos: Paulo Sérgio