Dia do gari: A rotina de quem cuida da cidade para torná-la cada vez mais agradável
Dia do Gari, em 16 de maio, homenageia profissionais responsáveis pela manutenção do município. O termo “gari” surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, fundador da 1ª empresa de coleta de lixo no RJ, em 1976. Nossa homenagem a todos que cuidam da cidade!
Na data em que se comemora o Dia do Gari, 16 de maio, fomos conhecer dois trabalhadores que fazem do seu dia a dia a diferença na manutenção da cidade: Jofre Matos dos Santos e Pedro Sousa da Silva. Os dois fazem parte do quadro de servidores do Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM).
O marabaense Jofre Matos dos Santos, 52 anos, trabalha há 15 anos no SSAM e fala que diariamente inicia sua jornada às 6 e 20 da manhã quando sai de casa em direção ao pátio da empresa. Para ele, todos os dias é um grande desafio deixar uma cidade melhor para se viver.
“Quando chego ao SSAM merendamos e após a chamada vamos para a nossa rotina. Meu roteiro é da Folha 23 a Folha 28 e dificilmente muda somente quando falta um parceiro da gente. Às vezes temos que mudar, mas nem sempre acontece, tenho 15 anos de SSAM. Meu trabalho tenho que agradecer bastante pois é com o salário que sustento minha família e continuo com minha cidade”, relata Jofre Matos.
De acordo com Jofre, um dos desafios é ter que diariamente lidar com pessoas que ainda não respeitam o trabalho do gari e ainda o tratam com indiferença e o ignoram. “E tem muitos populares que nos tratam até com ignorância e muitos não dão nem água, mas há outras pessoas que nos servem lanches durante o trabalho, mas alguns ignoram. E sem falar de pessoas que não contribui, pois às vezes não põe o lixo no lugar adequado para passar e recolher. Todo dia é uma grande luta que encaramos”, afirma Jofre Matos.
No mesmo caminhão coletor que Jofre Matos trabalha também encontramos o gari Pedro Sousa da Silva. Ele é bem mais antigo de profissão, já são 29 anos de trabalho dedicados à limpeza pública em Marabá. Ele conta que em todo esse tempo o maior prazer foi fazer novos amigos.
“Nesses 29 anos foram muitas histórias, pois atendo a sociedade e minha família. Hoje tiro o sustento com o serviço aqui no SSAM e isso me gratifica muito. Aqui fazemos novos amigos e gosto de contribuir com todos os parceiros que chegam, outros saem e nós continuamos aqui no nosso trabalho”, enfatiza Pedro da Silva.
O Dia do Gari é comemorado anualmente em 16 de maio, em todo o Brasil. Esta data tem o objetivo de homenagear os profissionais responsáveis em manter as ruas, praças e praias limpas de todo o lixo gerado naturalmente ou por ação do ser humano. O termo “gari” surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1976.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sávio Calvo