Dia do Gari: Trabalhadores da limpeza são homenageados com café da manhã
Antes se dividirem em equipes para mais um dia de trabalho, no sábado (18), bem cedinho, os garis foram surpreendidos com um café da manhã especial, para comemorar o dia deles, instituído em 16 de maio.
A homenagem acontece pelo segundo ano consecutivo como forma de agradecer e reconhecer o importante trabalho que eles desenvolvem em prol da cidade. Atualmente, cerca de 800 profissionais revezam-se na limpeza de ruas e praças, coleta de lixo, roçagem e outros serviços, que ajudam a manter a cidade mais bonita. “São eles que dão a beleza de Marabá. Merecem de verdade, pois eles lutam, suam muito e, às vezes, não são respeitados pela sociedade. Aqui eles têm esse carinho”, afirma o Presidente do Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM), Múcio Andalécio.
Também participaram do café especial, o coordenador das equipes Odilon Cerqueira, o Vereador Cabo Rodrigo e o Presidente da Câmara Pedro Corrêa. “Parabéns ao governo por homenagear essas pessoas que são tão importantes para o município de Marabá. São trabalhadores que pelejam incansavelmente, sábado, domingo e feriados para zelar por nossa cidade. E por onde eles passam deixam a cidade mais bonita”, avalia o Pedro Corrêa.
Satisfeita com a programação, a gari Catarina Chaves Vieira, de 29 anos, contou emocionada que tem orgulho do que faz. “Eu me acho uma mulher guerreira porque eu tenho três filhos e é desse trabalho que eu sustento eles. Falo com todas as letras que tenho orgulho de ser gari. Tenho orgulho da mulher que eu sou, guerreira, trabalhadora e honesta”, disse Catarina.
O guerreiro da limpeza, John Charles, está “famosinho” entre a equipe por compor uma música sobre o seu trabalho com um trecho que diz “nessa cidade o Gari tem seu valor, vou zelar da minha cidade seja lá o que Deus quiser”. A composição é uma forma de homenagear os colegas e o prefeito de Marabá. “Eu agradeço ao prefeito Tião Miranda. Fiz essa música em homenagem a ele e aos nossos companheiros do dia-a-dia. É por isso que eu amo minha cidade, porque eu sou gari e zelo por ela”, conta John Charles.
Texto: Jéssika Ribeiro
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos