Dia do Trabalhador: O ofício de ensinar e a garantia de educação a todos
Nosso trabalho é cuidar e educar com amor. É essencial para desenvolver o trabalho na educação, com as crianças, com professores, servidores, inclusive, com a comunidade em geral. Laudelina, Soares.
O trabalho na Educação é um dos mais nobres existentes no mundo. É uma área cheia de possibilidades e oportunidades. No ambiente educacional, o ofício de ensinar tem a ver com lidar com pessoas, seja em qualquer função do setor o trabalhador atua em prol dos alunos, que são a razão de ser da Educação.
“Os trabalhadores em Educação são pessoas que fazem da educação um espaço de ascensão e crescimento social. A educação é feita por muitas mãos e de trabalhadores importantíssimos para a sociedade, que não só o professor. Neste dia dos trabalhadores, é bom destacarmos também profissionais, como as merendeiras, serventes, secretários escolares, auxiliares de secretária, orientadores, coordenadores, diretores, agentes de portaria, dentre outros”, destaca o diretor de ensino urbano da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Fábio Rogério Silva.
A Semed conduz milhares de profissionais na garantia do desenvolvimento educacional dos mais de 50 mil alunos da rede municipal. Na sede administrativa, os profissionais estão distribuídos por distintos departamentos, desde pedagógicos administrativos, e é aqui, que as decisões são planejadas, analisadas e decididas, refletindo diretamente nas escolas, onde outras turmas de profissionais entram em ação dia e noite, com foco na transformação social de pessoas.
Fábio Rogério, professor licenciado em Língua Portuguesa, mestre em educação, atuante na área há mais de 24 anos, possui experiências que passam pela sala de aula, desde o ensino fundamental ao superior, e gerência de escolas. Atualmente, à frente da diretoria do Ensino Urbano tem a missão de planejar, coordenar e acompanhar estrategicamente o trabalho das escolas da zona urbana.
“O dia do trabalhador é um dia de todos nós, que em espaços diferentes, incluindo aqui da secretaria de educação, trabalhamos para garantir a educação aos nossos estudantes. Eu sou feliz no meu trabalho, porque o trabalho dos profissionais da educação, dentre eles o do professor, tem uma função importantíssima: tirar as pessoas de lugares que elas estão não tão confortáveis e levá-las para lugares muito melhores, que tenham dignidades. Sou feliz exercendo minha função a favor da educação do outro”, enfatiza Fábio.
O trabalho dentro da escolas
A pedagoga Laudelina Soares, há 10 anos, decidiu fazer da Educação o ofício de vida. Passou pela sala de aula, por coordenação pedagógica, e em 2020, aceitou o desafio de administrar o novo Núcleo de Educação Infantil Jurandy do Rosário Varela, na Folha 14, inaugurado naquele mesmo ano. O trabalho com crianças é uma das paixões da gestora, que tem de cuidar de 116 crianças de 02 a 05 anos e de mais 20 servidores envolvidos, diretamente na educação, além dos 02 agentes da vigilância noturna.
“Ser pedagoga é gostar de gente, amar pessoas. Nosso trabalho é cuidar e educar com amor. É essencial para desenvolver o trabalho na educação, com as crianças, com professores, servidores, inclusive, com a comunidade em geral. Eu me sinto feliz, em paz. A educação é uma luz para as crianças. E trabalhar com a educação, principalmente com a infantil, literalmente trabalha com anjos, crianças que estão aprendendo a falar, a andar, a comer, e a gente vai fazer parte desse processo”, enfatiza.
Dos 14 anos que trabalha na educação, a pedagoga Katiúcia de Brito, está vivendo o seu primeiro ano de gestão escolar. Na Escola Municipal Elinda Simplício Costa, a missão é gerir 570 alunos, do 1º ao 5º ano, e mais 35 servidores que ajudam no dia a dia do espaço escolar.
“Meu trabalho é gerir a escola tornando o ambiente mais tranquilo e acolhedor tanto para os funcionários, quanto para a comunidade desta escola. Deixar o ambiente mais favorável para o ensino-aprendizagem dessas crianças. Eu também faço esse acompanhamento no pedagógico, mesmo tendo a nossa coordenadora, enquanto gestora, estou por trás de todo o trabalho dentro da escola. A minha preocupação é tornar um ambiente melhor. Eu me sinto realizada, porque é um prazer servir ao outro, principalmente quando vejo uma criança desenvolvendo na sua aprendizagem. Lendo. É muito gratificante”, ressalta.
Na cozinha da escola Jurandy, Simone Martins, desenvolve uma das atividades essenciais que contribui para o desenvolvimento das crianças, o preparo da alimentação. O porquê gosta tanto da função, ela explica: “Todos os dias de manhã chego e preparo o lanche deles, e me sinto feliz, porque é gratificante ver o sorriso deles todos os dias. Quando eles fazem o ok: tá uma delícia tia! Eu me sinto muito bem”.
A professora Patrícia Lima é responsável pela educação de duas turmas do 1º ano na Escola Elinda, é nesta fase que os alunos começam a alfabetização, aprendendo a ler e a escrever. Um trabalho que a pedagoga diz que utiliza com carinho e que se torna fácil com a parceria das famílias.
“Se não tiver amor, não tem futuro. Eu me sinto super bem ensinando. A melhor coisa é ver uma criança, que chegou sem alfabetização, e que com a ajuda da família, evolui. Porque eu sozinha não consigo, tenho de ter apoio das famílias. Isso faz a educação das crianças melhorar, dá uma vontade de aprender neles, porque percebem que a família está incentivando. E aqui na escola um ajuda o outro”, comenta a pedagoga.
Simone Martins Patricia Lima
Falando nisso, no próximo dia 7 de maio acontece no município de Marabá o Dia D da Família na Escola.
O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador comemorado dia 1º de maio, é uma data lembrada pelo Brasil, Estados Unidos das Américas e alguns países ocidentais, em memória às manifestações de trabalhadores por direitos. Hoje, em nome dos Trabalhadores em Educação, a Prefeitura Municipal de Marabá, parabeniza a todos os demais servidores e trabalhadores , que fazem desse lugar, uma terra pujante.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Sérgio Barros