Dia Mundial da Diabetes: 10.275 pacientes participam do programa de combate à doença em Marabá
Uma das doenças mais comuns e que atinge em grande escala a população mundial é a Diabetes, que representa o aumento da glicose no sangue. Em Marabá, cerca de 10.275 pacientes recebem tratamento contra diabete através das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Entre os benefícios estão os atendimentos preferenciais agendados, distribuição gratuita de medicamentos e monitoramento dos pacientes.
Hoje, 14 de novembro, é conhecido como o Dia Mundial da Diabetes. Data usada para reflexão, combate e controle da doença no mundo inteiro. O dia faz menção ao aniversário de Sir Frederick Banting, co-descobridor da insulina, juntamente com Charles Best.
Em Marabá, todas as UBS do município estão habilitadas a fazer o atendimento do paciente portador de diabetes.
“Ele deve procurar uma UBS para fazer o cadastro. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), quando identificam, também encaminham esse paciente. Então esse número tende a crescer considerando que temos aumentado o número de equipes do Estratégia Saúde da Família”, explica Gisele Leite, coordenadora do Departamento de Doenças Crônicas.
As equipes de ACS também fazem o acompanhamento e abordagem do paciente em suas casas e os direcionam para a UBS. Os medicamentos necessários para manter o controle da doença também são entregues nos postos de saúde, assim como a solicitação de exames.
Ela pede para quem tenha suspeita ou casos na família procurar o programa de Hiperdia na UBS mais próxima de sua casa. O programa Hiperdia aborda tanto a questão da diabete como da pressão arterial. “O médico irá realizar a consulta. Fecha o diagnóstico e faz um plano terapêutico para tratar essa pessoa”.
Prevenção e cuidados
Manter uma alimentação mais saudável, com mais legumes, verduras, frutas, sem tantos carboidratos, doces e evitar refrigerantes que tem muito açúcar. Praticar atividade física para melhorar o condicionamento cardíaco são algumas das recomendações dos especialistas.
“Também orientamos os pacientes para a forma de se alimentar, encaminhamos para o nutricionista, falamos da necessidade de realização de exercício físico”, ressalta Gisele.
Sintomas e tipos de diabetes
A diabetes caracteriza-se pelo aumento da glicose no sangue, hiperglicemia. Os sintomas que vão levar o paciente a pensar se tem diabetes são: levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro; aumento da ingesta alimentar, uma polifagia, fome desacerbada, visão turva (embaçada) e também o ganho de peso, são questões relacionadas ao tipo 2. A perda de peso é no diabetes tipo 1, aquele que precisa da insulina para fazer a manutenção da vida porque o pâncreas já não produz insulina suficiente ou já faliu de vez.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Secom