Dia Mundial do Dentista: Saiba como funciona o atendimento na rede municipal de saúde
Cerca de 25 profissionais atendem nas 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS), em todos os núcleos da cidade e realizam mais de 1.400 atendimentos por mês
O Dia Mundial do Dentista, comemorado em 3 de outubro, mostra o tamanho da importância que esses profissionais têm para a sociedade. Eles não são os responsáveis apenas pelos dentes das pessoas, fazem muito mais do que isso, são responsáveis por toda a saúde bucal. Isso envolve os ossos, articulações, músculos, tecidos bucais e gengiva.
Outra função importante que esses profissionais têm é na saúde mental das pessoas, isso porque um sorriso saudável e esteticamente bonito deixa as pessoas mais confiantes, alegres e seguras. Essa data foi escolhida porque em 1840 foi criado o primeiro curso de formação Odontológica, na Baltimore College of Dental Surgery, nos Estados Unidos.
Aqui em Marabá, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Serviço de Programas Especiais da Saúde, disponibiliza atendimentos odontológicos para toda a população. Cerca de 25 profissionais atendem nas 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS), em todos os núcleos da cidade e realizam mais de 1.400 atendimentos por mês.
As UBS que dispõem de atendimento odontológico básico ou especializado são a Carlos Barreto, em Morada Nova; Amadeu Vivácqua e Maria Bico Doce, em São Félix II; Mariana Moraes, no KM 7; Hiroshi Matsuda, na Folha 11; Enfermeira Zezinha, na Folha 23; Centro de Referência Integrado à Saúde da Mulher (Crismu), na Folha 33; Edvan Xavier, entre os bairros Araguaia e Nossa Senhora Aparecida; João Batista Bezerra (JBB), na Marabá Pioneira; Pedro Cavalcante, na Cidade Nova; Jaime Pinto, no Belo Horizonte; UBS Laranjeiras; Emerson Caselli, na Liberdade; e José Pereira de Araújo, no bairro da Paz.
Camila Câmara é cirurgiã-dentista há 24 anos e atua na área de ortodontia, odontologia integrativa e harmonização orofacial. Atualmente trabalha no Crismu no período da manhã. Ela relata que a maior atuação de sua profissão é na prevenção.
“Eu acho que o cirurgião dentista é um profissional que vem desde o início, já ensinando a prevenção. Uma das coisas que as pessoas que vão ao dentista deveriam prestar mais atenção, porque desde o momento que as pessoas sentam na cadeira, a gente ensina a promover essa saúde. Essa história da gente falar sobre a escovação dentária, o uso do fio dental, é realmente pra promover a saúde, para melhorar, para que não se tenha uma doença futuramente”.
Camila conta que realiza cerca de 10 atendimentos somente no período da manhã e que geralmente consegue fazer o tratamento completo.
“Uma coisa que eu acho muito incrível aqui é que a gente consegue fazer início e término de tratamento, porque os pacientes realmente têm essa colaboração, quando eles veem que são bem atendidos e que o tratamento é bem feito. A minha maior felicidade é começar com um paciente e terminar o tratamento dele, entregar ele redondinho e vê-lo só no ano que vem para continuar a prevenção, isso é maravilhoso e a gente consegue fazer aqui no Crismu”, destaca.
Afonso Cunha, cirurgião-dentista na UBS Jaime Pinto, é funcionário público há 30 anos, sendo 28 anos em UBS. Ele narra que fez a faculdade por vocação e depois de formado, fez o concurso e ingressou no serviço público.
“Sempre percebi que era uma profissão que devolve sorrisos, que torna as pessoas mais felizes, porque a boca é a primeira impressão. É muito bom quando a gente olha, enxerga os dentes, enxerga um sorriso bonito. A possibilidade de restaurar, de devolver um bom sorriso para quem tem algum problema, foi o que me motivou. Eu me sinto realizado, já estou há pouco tempo da aposentadoria, mas me sinto realizado”, expressa.
Afonso afirma que atende uma média de oito pacientes pela manhã e oito pacientes à tarde. Todos os dias são disponibilizadas senhas em cada período para organização da ordem de atendimento, que na Atenção Básica, são os mais simples.
“Já evoluiu bastante, hoje a gente já consegue fazer o trabalho e encaminhar para o serviço de prótese, para o serviço de endodontia, que é o tratamento de canal, mas no geral é isso, um trabalho de restauração, algumas cirurgias menores, a gente consegue fazer aqui. Os pacientes são extremamente agradecidos pelo atendimento que a gente faz, até mesmo porque é uma faixa grande da população que não tem acesso ao tratamento particular, que de certa forma é um tratamento caro. Alguns vêm na busca de um sorriso melhor e são atendidos, outros vêm com dor e se livram daquele incômodo e a gente vê extrema gratificação. O paciente se sente realmente feliz por ser bem atendido”, pontua.
Já o odontólogo João Gama, que atende na UBS Hiroshi Matsuda, tem 26 anos no serviço público e declara que a odontologia é tudo para ele.
“Quando eu escolhi essa profissão foi justamente tentando dar o meu melhor, eu queria ajudar as pessoas e eu acho que aqui na rede pública a gente consegue encontrar muito isso, de poder ajudar alguém que está precisando realmente, precisando de saúde. Cada paciente que vem aqui é como se fosse o primeiro paciente, temos que tentar fazer o melhor por ele, justamente para que ele saia daqui satisfeito”, elucida.
O universitário Gustavo da Silva diz que sempre vem ao dentista e procura o atendimento do dentista, pois aprecia o serviço dele.
“Sempre procuro vir na quarta-feira, porque é o Gama. Desde o primeiro dia ele fez o trabalho super bem, então eu sempre venho com ele. Os dentistas fazem um bom trabalho. É um trabalho importante, porque nem todo mundo tem o dinheiro para poder pagar uma clínica particular e aí vem aqui, pega a ficha e faz o trabalho. E ainda encontra profissionais de qualidade na rede pública”, frisa.
Como e onde procurar atendimento odontológico
Caso precise fazer uma avaliação ou tratamento, o paciente pode procurar a UBS mais próxima de sua casa portando seu cartão do SUS. Caso não tenha, ele pode levar seus documentos pessoais e comprovante de residência para realizar o cadastro e sair com o cartão impresso.
Sarah Araújo, gerente da UBS Jaime Pinto informa que o atendimento odontológico é realizado diariamente.
“O atendimento é feito todos os dias, de segunda a quinta-feira. Todos os dias pela manhã são entregues oito senhas e à tarde mais oito senhas e o paciente vai ser atendido imediatamente naquele dia. Ele vai fazer esse cadastro na recepção e vai ser direcionado ao dentista. É importante destacar a importância de passar pela triagem porque ocorre de atendermos a pessoa e a pressão não está adequada e quando há essa necessidade a gente remarca ou espera um minutinho, passa pelo médico se for a necessidade”.
Na realização do agendamento, sempre há a prioridade para diabéticos hipertensos e idosos. As grávidas têm atendimento especial, que é realizado toda sexta-feira, sendo que o agendamento é feito de segunda a quinta-feira. Caso não haja vaga na mesma semana, a paciente já fica agendada para a próxima sexta-feira.
Camila Câmara reforça a importância desse atendimento a grávidas. “Muitas delas têm medo de fazer algum atendimento odontológico por conta da anestesia, porque tem-se uma crença que grávida não pode fazer tratamento odontológico e isso hoje a gente já sabe que não existe, pelo contrário. Enquanto a grávida tiver com a saúde bucal em dia, o nenenzinho está com um peso bom, está crescendo adequadamente, porque está diretamente ligado à boca”, argumenta.
Parabéns a todos os profissionais dentistas que se dedicam aos cuidados com a saúde bucal, devolvem sorrisos e melhoram a autoestima e qualidade de vida de adultos e crianças.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Paulo Sérgio