Saúde: No dia do técnico e do auxiliar de enfermagem, conheça Antônio Tavares, que atua há 26 anos na UBS Pedro Cavalcante
Nesta sexta (20), é celebrado o Dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem. Em Marabá, Antônio Tavares atua como auxiliar de enfermagem há 26 anos, 25 apenas na Unidade Básica de Saúde Pedro Cavalcante que, temporariamente, está no bairro Novo Horizonte, no núcleo Cidade Nova.
Antônio Tavares foi empossado junto à Secretaria Municipal de Saúde em 1996. Começou o trabalho no posto de saúde Alberto Geni, que hoje é a Unidade Básica de Saúde Mariana Moraes, no KM 07. Logo depois, foi transferido para a UBS Pedro Cavalcante.
Ele já trabalhou com aplicação de vacinas e medicação, pequenos procedimentos e, atualmente, atua mais realizando curativos. Ele conta que sempre está disponível para fazer algo, ajudar os colegas de trabalho. “A pessoa que faz o que gosta, não cansa, porque sempre está no anseio de fazer, de ajudar. O fundamental disso é você se colocar no lugar do paciente. Eu digo para mim mesmo que eu tenho que disciplinar a minha consciência para que eu não possa pecar e prejudicar alguém. Se você tiver uma consciência disciplinada, você está sempre disposto a ajudar”, pontua o profissional.
Segundo o auxiliar de enfermagem, seu trabalho é resultado do anseio de trabalhar, ter uma atividade, aliado a fazer o que se gosta.
Francisco Santana tem 73 anos e há cerca de dez anos faz acompanhamento de saúde na UBS Pedro Cavalcante e quando precisa realizar curativos é Antônio quem faz. “O trabalho dele é muito especial. Ele trabalha bem, é cuidadoso com o trabalho que ele faz. Ele atende com maior carinho. Tem prazer de trabalhar e trabalha perfeito”, destaca o idoso.
Para Antônio Tavares, cuidar diz respeito ao próximo, ter empatia. E não é diferente na relação dele com Francisco. “São pacientes que a gente tem afinidade. A gente com ele e ele com a gente. Chegou ‘oi, seu Francisco, Bom dia’. A gente vai criando aquele elo de amizade e isso tudo contribui para que um dia sirva melhor no trabalho”, explica o profissional.
“Todo paciente é especial. Para ele, uma coisa que você tem que estar é sempre se colocando no lugar do paciente. Se você se colocar no lugar do paciente ou de um familiar bem próximo de você, você é tocado. Para ajudar você não tem que medir esforço, é o que mantem a gente”, reitera.
Marcelo Castro é estudante de enfermagem e está no 9º semestre. Estagiando na UBS Pedro Cavalcante, ao lado de Antônio, está adquirindo conhecimento para levar para a profissão.
“Como a gente sabe o conhecimento teórico é muito importante, porém a prática é o que molda o profissional e os futuros profissionais. Eu, como futuro profissional de enfermagem, acho muito agregador a gente trabalhar com seu Antônio, aqui no Pedro Cavalcante, porque a experiência dele conta bastante para a nossa formação. Ele agrega bastante conhecimento, técnicas, formas de cuidar do paciente, de abordar o paciente de diversas formas, sempre tentando amparar o paciente nas suas necessidades”, explica.
Recentemente, em evento na Câmara Municipal de Marabá, Antônio Tavares foi homenageado por ser um dos mais antigos profissionais na área e compartilha que sentiu gratidão pelo reconhecimento. Ele também deixa um recado aos colegas profissionais.
“Como eu falei lá na Câmara, que eu gostaria que a categoria fosse mais valorizada. Não só a mim, mas toda a categoria, saúde em geral. A mensagem que eu posso passar é que o técnico, o auxiliar, a enfermagem em geral, sempre pense no próximo, se colocando no lugar do paciente, do familiar bem próximo. A gente fica muito grato, eu fico muito grato em ajudar alguém”, finaliza.
Texto e fotos: Ronaldo Palheta