Dia do Trabalhador Rural: Seagri fortalece atividades dos produtores do campo
De acordo com dados do Censo Agro 2017, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui cerca de 15 milhões de trabalhadores ligados às atividades do campo. Desse número, 10 milhões trabalham na Agricultura Familiar. Os trabalhadores rurais são imprescindíveis para a economia do país, assim como para que tenha comida na mesa do brasileiro todos os dias. e são homenageados nesse 25 de maio, Dia do Trabalhador Rural.
Sebastião Nicodemos tem 60 anos e há 12 veio do Ceará para Marabá. No município atuou em vários segmentos e acabou tornando-se trabalhador rural. Apesar de já ter tido experiências com a agricultura, atualmente trabalha com produção de leite e gado no Projeto de Assentamento Murajuba, distante 70 km da sede de Marabá. Para ele, trabalhador rural é imprescindível na relação com a cidade. “Se essa turma parar, eu vou dizer uma coisa, é um prejuízo grande, até mesmo para a cidade. É uma grande força”, enfatiza, ressaltando que o campo traz qualidade de vida, custos mais baixos e acesso aos alimentos.
“Você está lá na zona rural trabalhando, produzindo, primeiro, você vai ter uma qualidade de vida diferente. Nossa região é tranquila. Se você produzir lá uma galinha, ela vai ter muito mais valor do que aqui. A sua facilidade de alimento em termos de você ter galinha, você ter um boi, isso tudo fica mais fácil, criar um peixe. A vida na zona rural é melhor para a saúde, para a questão também financeira. Um gasto na zona rural é muito menor do que na cidade”, comenta.
Sebastião Nicodemos também é Presidente da Associação dos Produtores Rurais do PA Murajuba. Atualmente, são 89 famílias cadastradas que também trabalham com agricultura em frentes de produção de macaxeira, milho, açaí, abóbora, criação de animais e outras atividades.
Aos finais de semana, grande parte da produção é escoada para ser vendida nas feiras de Marabá, como a Feira da Folha 28 e demais Feiras do Produtor. Além disso, a produção de leite entre os produtores da região chega a ultrapassar os dois mil litros por dia, com saída para laticínios.
Atuação da Seagri
A Secretaria Municipal de Agricultura de Marabá (Seagri) atua no fortalecimento da produção rural, com projetos de incentivo à diversas atividades para a ampla zona rural do município.
Além da assistência técnica que faz consultoria aos produtores, a Seagri dispõe de projetos importantes como: kits de irrigação, pastejo rotacionado para gado leiteiro, avicultura, suinocultura, fruticultura, piscicultura, mecanização, entrega de insumos como adubo e calcário, sistemas agroflorestais, análise do solo e diversas outras ações voltadas aos trabalhadores rurais.
“A Seagri é algo que faltava para a região. A turma produzia, mas, às vezes, você tinha que pagar trator. A Seagri começou fazendo esse trabalho, mecanizando e todo ano a turma já está esperando aquilo ali. Como agora, a gente tem a escavação de tanque; tem a irrigação para horta, que tem um período lá mais seco; tem o calcário; gradear uma área para adubar ela, preparar. O pessoal faz a análise de solo aqui mesmo. Antes tinha que ir para Goiânia. Faz a correção do solo. Se tirar a Seagri dali, tira a metade da produção. Foi um aprendizado para tanta gente”, reitera Sebastião Nicodemos.
Para o secretário adjunto de agricultura, Marcos Paulo Eleres, a parceria da Seagri com os produtores rurais tem sido exitosa, ampliando o número de pessoas atendidas e consolidando os projetos. “Hoje, nós atendemos entre 9 e 10 mil famílias com os projetos da Seagri. Esses projetos têm equipes que cuidam e que dão todo suporte aos produtores que tenham interesse em desenvolvê-los. A Seagri está de portas abertas para quem quiser conhecer nossa estrutura e serviços disponíveis”, explica o secretário adjunto.
Sebastião Nicodemos deixa uma mensagem aos colegas produtores neste Dia do Trabalhador Rural. “Toda turma aí que produz, todos aqueles trabalhadores que estão aí, realmente, quero dizer para vocês, continuem nesse empenho. Não desanimem porque eu vejo a produção aumentar. Vocês que estão aí fazendo esse trabalho, continuem porque nossa região aqui tem chuvas regulares. Aqui, o trabalhador pode dizer que está de parabéns pela natureza e pelo trabalho do município, da prefeitura. Desejo a todos os trabalhadores rurais tudo de bom”, conclui.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos e arquivo