Digital do Trabalho: Obras de pavimentação tornam a cidade cada vez melhor
A série Digital do Trabalho traz informações sobre obras, atividades, projetos e realizações da atual gestão municipal em favor da população. Aqui destaca-se, entre os serviços da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), a pavimentação em toda a cidade, o que inclui obras com recursos próprios e as que resultam de parcerias.
O empresário Cleiton Arruda, morador do bairro da Paz, em parceria com o irmão, mantém um supermercado. Ele reclama que há alguns anos tinha um projeto para abrir também uma farmácia na Avenida Alfredo Monção, mas as condições da via sem pavimentação fez com que ele adiasse o projeto.
Ao ver os trabalhos de topografia na rua em que tinha o desejo de construir a farmácia, reacendeu a ideia de retomar o projeto, pois os trabalhos de pavimentação chegaram.
“A falta de infraestrutura tira a oportunidade de quem quer investir no município. Foi isso que aconteceu comigo. A gente ainda está com o projeto de abrir uma farmácia, mas aqui não tinha estrutura adequada, muita poeira, esgoto passando na rua e assim acabamos adiando o sonho. Espero que a partir do momento em que passar o asfalto possamos montar uma farmácia aqui na Avenida Alfredo Monção”, relatou o empresário Cleiton Arruda.
Na Folha 6, Nova Marabá, a realidade da pavimentação também chegou para os moradores. Nas últimas semanas, o bairro passa por um amplo serviço de revitalização que muda a vida de centenas de famílias, assim como mudou a família do Operador de Máquinas Pesadas Reinaldo Barros.
Ele conta que chegou para morar na Folha 6 há 15 anos e não havia praticamente nada, nem mesmo parecia uma rua e depois outras casas foram sendo construídas e hoje a realidade é bem diferente.
“É muito bom o asfalto e vai ficar excelente. Antes o bairro era um e hoje é totalmente diferente. Há 15 anos quando comprei a minha casa minha esposa dizia que era um buraco e que nunca seria valorizada, e hoje o asfalto passa na porta e vou mandar até pintar de novo”, relata Reinaldo Barros, satisfeito com as máquinas trabalhando em sua rua.
Nos últimos seis anos, Marabá transforma-se com obras de pavimentação por todos os bairros. Ruas e Avenidas recebem as máquinas no trabalho de terraplanagem e toda infraestrutura que possa levar melhorias para a população.
Para o engenheiro Fábio Moreira, Secretário de Viação e Obras Públicas do município, o serviço de pavimentação leva mais qualidade de vida para as pessoas, além de aumentar a valorização dos imóveis. Neste ano de 2022, os projetos intensificaram-se após o período de chuvas na região.
“Desde que iniciou o verão, entramos com toda força em pavimentações e já concluímos alguns lotes como Folha 28, Folha 29, Folha 6. Também já iniciamos novos lotes que inclusive englobam a Avenida das Torres, no bairro Araguaia e a Av. Alfredo Monção que vai chegar até o postinho de saúde, formando um anel viário, pois já concluímos a Rua Villa Lobo. Também temos o serviço na Rua Minas Gerais em parceria com o Governo do Estado. Vamos fazer a Rua Belo Horizonte para ligar a Minas Gerais à Avenida Tocantins”, explica Fábio.
O engenheiro ressalta que o projeto contempla também ruas menores que fazem ligação com as avenidas, pois existe uma ligação com as vias de maior tráfego e também desafoga as vias centrais. Segundo ele, muitas vias precisam de uma atenção maior por causa do lençol freático e consequentemente a adoção de uma pavimentação em concreto.
“Em algumas ruas temos sérios problemas com grotas e ruas bastante inclinadas. Precisamos fazer drenagem e ter mais atenção quando existe um lençol freático muito alto. Neste caso fazemos pavimentação em concreto para ter um projeto mais duradouro”, explica.
É o que acontece com as ruas Orlando Solino e Ademir Martins, no bairro Liberdade e Rua 1, no Conjunto Itacaiúnas. Recebem os serviços de drenagem e logo as vias estarão pavimentadas, tirando centenas de famílias do incômodo da poeira e da lama.
Da mesma forma, a pavimentação chegou na Avenida das Torres, via de ligação dos bairros Araguaia e Nossa Senhora Aparecida. Com uma extensão de aproximadamente 1 quilômetro a via recebe os serviços de terraplanagem e em breve também estará pavimentada.
Na Folha 12, os moradores comemoram a chegada do asfalto em mais duas ruas, já que nos últimos três anos, praticamente todas as ruas do bairro receberam pavimentação. Nesta nova etapa de serviços, o asfalto aconteceu na rua entre as Quadras 16 e 17 e também entre as Quadras 14 e 12.
No distrito de Morada Nova, os serviços de infraestrutura mudam o cenário local. Nos últimos dias foi finalizado o trabalho de pavimentação da via marginal da BR 222, centro comercial de Morada Nova. E nas ruas do distrito também foram pavimentadas e receberam drenagem, sarjeta e meio fio.
PAVIMENTAÇÃO NA ZONA RURAL
Os projetos de infraestrutura não são realizados apenas na zona urbana do município, tem projeto em execução também na zona rural, como na Vila de Brejo do Meio, distante cerca de 22 quilômetros da sede do município, que ganhou quase dois quilômetros de pavimentação nas vias principais.
Na Vila Sororó, distante 35 quilômetros da sede do município, as máquinas também não param e já realizaram a terraplanagem da Avenida principal e de vias transversais que fecham o contorno da escola e da creche, além do Postinho de Saúde da vila.
“Pensamos em uma distribuição do trabalho bem global para atender a todos. E atendemos também a zona rural como a vila Brejo do Meio, onde fizemos quase dois quilômetros de asfalto e também a vila Sororó na avenida principal, onde tem escola, posto de saúde e a creche. Hoje temos asfalto por todos os lugares de Marabá”, finalizou Fábio Moreira.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio e Arquivo Secom