Direito do consumidor: Procon Marabá alerta contra golpes do empréstimo consignado
Nos últimos meses, o Procon Marabá recebeu pessoas que trazem denúncias de fraudes envolvendo empréstimos consignados.
Segundo o órgão de proteção e defesa do consumidor, os golpes acontecem desta maneira. A pessoa recebe um valor de empréstimo em sua conta sem ter solicitado. Em seguida, ela recebe uma ligação de uma pessoa, que diz pertencer a uma assessoria financeira, afirmando que houve engano no empréstimo cujo destino não era a conta em que foi depositado o valor.
A partir disso, essa pessoa pede que o titular da conta faça a devolução do valor, porém em um número de CNPJ diferente do número do banco ao qual a conta pertence. Como as cobranças continuam sendo descontadas, o titular da conta percebe que caiu em um golpe.
A coordenadora do Procon Marabá, Zélia Souza, explica os procedimentos que o consumidor deve adotar quando receber valores indevidos em sua conta. “A gente chama atenção. É momento para o consumidor vigiar mais. Caiu algum valor, alguma quantia na sua conta que você não solicitou, não devolva antes de vir ao Procon porque vai evitar que esse consumidor fique no prejuízo. Ele só vai fazer a devolução quando o próprio banco responder para o Procon e fornecer os dados”, ressalta.
“A gente dá todo o suporte que esse consumidor precisa. Então, é de extrema importância chamar a atenção do consumidor para ele não fazer a devolução com o número de CNPJ que ele recebe por telefone. É de extrema importância que ele faça a devolução depois de uma ata de audiência feita no Procon”, reitera Zélia Souza.
O Procon atendeu o caso de um consumidor que recebeu 12 mil reais em sua conta e acabou fazendo a devolução para essa suposta assessoria financeira, ficando no prejuízo. Já em outro caso, o consumidor recebeu 23 mil reais em sua conta, mas fez como o Procon orienta e procurou o órgão para saber como proceder.
A outra modalidade de golpe que também tem sido comum nos casos atendidos pelo órgão é quando pessoas se identificam como sendo do governo federal batem na porta dos consumidores e oferecem um suposto benefício disponibilizado pelo governo.
“Às vezes o consumidor até não quer, mas a insistência é tão grande que o leva ao erro e o consumidor termina fornecendo seu cartão e entrega seus dados pessoais. Naquele exato momento em que o consumidor passa os dados, a pessoa já está fazendo um empréstimo. Automaticamente, de imediato, ele fez o empréstimo, caiu na conta do consumidor porque o estelionatário já tem todos os dados, ele já transfere esse valor para outra conta e o consumidor cai na fraude”, explica a coordenadora do Procon.
As principais vítimas desses tipos de fraude são pessoas idosas e servidores públicos. No caso dos idosos, a orientação é que haja, por parte da família, maiores cuidados com essas pessoas a fim de resguardar seus cartões, documentos e demais dados pessoais.
Segundo o Procon, os bancos sempre são notificados a prestarem informações sobre as transações que ocorrem na conta do consumidor. Além disso, o consumidor também pode fazer um boletim de ocorrência. A partir disso, a polícia faz a investigação a fim de saber para quais contas o dinheiro foi destinado.
“O Procon entende, inclusive, que o banco, e já tem decisão nesse sentido, que o banco tem que arcar. Porque a tecnologia é do banco. O consumidor tem todo um transtorno, gasta para vir ao órgão, gasta dinheiro, gasta tempo, teve prejuízo porque essa parcela está sendo descontada do seu benefício, um dinheiro que ele não recebeu. Então, o banco precisa se responsabilizar por isso”, pontua Zélia Souza.
Para as pessoas, em especial os idosos, que têm interesse em realizar um empréstimo, o Procon também realiza orientações. A principal delas é que o interessado nunca faça empréstimos por telefone ou e-mail, mas sim na agência de seu banco, de maneira presencial.
“Procure sua agência e converse com um funcionário, com o gerente. Essa é a nossa orientação. Não fornecer dados por telefone, não fornecer por e-mail, não mandar foto via celular para confirmar nada. Procurar a agência física. Você pode evitar o transtorno lá na frente”, finaliza.
Serviço
O Procon Marabá funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h e está localizado na Praça Duque de Caxias, antiga delegacia de Polícia Civil, no núcleo Marabá Pioneira.
O telefone para contato é (94)3322-5651 e para orientações o email é: procon.maraba@procon.pa.gov.br.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Ronaldo Palheta e Arquivo Secom