Divisa: Curso de manipulação de alimentos aos pequenos empreendedores de Marabá
Dezenas de pessoas participaram na manhã de sexta-feira (20), no auditório do SINE (Sistema Nacional de Emprego), na Marabá Pioneira, do curso de manipulação de alimentos, ofertado pela Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Sebrae.
Os participantes conheceram as boas práticas da manipulação de alimentos como a higienização do ambiente, os cuidados com a água, manuseio dos resíduos, as etapas da manipulação dos alimentos, higienização das mãos e como evitar a contaminação dos alimentos.
O vendedor ambulante Marcos Vinicius dos Reis Moura que produz e vende bombons de chocolate em praças e outros locais públicos. Hoje aprendeu ainda mais sobre o manuseio correto dos ingredientes e sobre a higienização dos materiais.
“Hoje neste curso de manipulação nos passaram orientações sobre a higienização, sobre como lavar bem as mãos, evitar tocar diretamente nos alimentos com mãos, sem a higienização correta, observar a situação dos ingredientes, sempre ficar atentos em relação às bactérias, entre outras coisas”, disse.
O curso destinado aos ambulantes, trabalhadores de bares, restaurantes, lanchonetes e cantinas, foi ministrado por uma Tecnóloga de Alimentos da própria Divisão de Vigilância Sanitária, acompanhada de duas estudantes do mesmo curso, que trabalham como estagiárias na DIVISA.
“Trabalhar com alimentação é algo muito sério e focamos bastante nas boas práticas como higienização e limpeza e cobramos isso na fiscalização e também na restrição ao uso de adorno, como brincos, maquiagem e fazer a higienização do ambiente e conservação dos alimentos em temperatura adequada para não provocar danos a pessoa que for consumir esse alimento”, explicou Caroline de Aquino Soares, da Fiscalização do Setor de Serviço de Alimentação da Divisa.
As estudantes do curso de Tecnologia em Alimentos contribuíram no trabalho de repassar mais informações aos participantes. “Todo ano promovemos esse evento para mostrar aos trabalhadores a importância da manipulação adequada para que não ocorra nenhum risco à saúde da população”, informou Erika Lorraine Martins Araújo, estudante de Tecnologia de Alimentos e estagiária da Divisa.
O Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas esteve presente no curso para repassar orientações quanto à formalização de um MEI (Micro Empreendedor Individual) ou orientar sobre a regularização das empresas que já estão com o seu respectivo CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).
Em parceria com a Vigilância Sanitária vamos disponibilizar um curso gratuito de manipulador de alimentos e também ofertar para este público, na semana do empreendedor individual, capacitações sobre o MEI. Orientamos aos que são formalizados à regularização de sua situação empresarial como a declaração de faturamento, entre outros”, explicou Edna Oliveira, Gerente Adjunta Sebrae Marabá.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio