Divisa: Vigilância Sanitária fiscaliza e interdita bar que atuava como boate

(14 de dezembro de 2020)

No último fim de semana (12 e 13 de dezembro), o Departamento de Vigilância Sanitária (Divisa) realizou fiscalização nos bares e boates da cidade, resultando na interdição de um estabelecimento, no sábado, na Orla de Marabá. Os agentes da Divisa, contaram com apoio da Guarda Municipal de Marabá (GMM), Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP), Polícias Militar e Civil.

“Fomos à meia noite, com todo o aparato policial e evacuamos o local. Após dispersarmos a população, interditamos o local e determinamos que só podem funcionar como bar e não como boate. É importante ressaltar que, além de respeitar as medidas de proteção ao Covid-19, os estabelecimentos não podem executar funções para o qual não estão licenciados” comenta Daniel Soares, Coordenador da Divisa.

Outros seis bares foram vistoriados no fim de semana, com denúncia de que estariam agindo como boates. “Cinco estavam fechados e um estava funcionando, mas como bar e dentro dos respeitos às normas. Acreditamos que o fechamento de um serviu como exemplo e inibiu conduta irregular dos outros”, acrescenta.

Durante o fim de semana também foi realizada a visita nos balneários da cidade. Segundo Daniel, os locais estavam atuando dentro da normalidade. “Constatamos a regularidade, passamos no Vavazão, Mangueira e outros. É um trabalho que será feito regularmente durante esse fim de ano”, comenta.

As denúncias podem ser feitas através do telefone 3323-2020. A Vigilância Sanitária está atuando no fim de semana com três equipes, composta por três agentes cada. Além de todo o suporte da segurança municipal.

Trabalho diário
Na quinta-feira (10), a Divisa já havia acionado a direção do Shopping Pátio Marabá, devido a um problema nas escadas, que não funcionavam, gerando cruzamentos entre os clientes. Os problemas já foram solucionados e o funcionamento segue normal.

Todos os dias são realizadas fiscalizações diurnas no comércio da cidade. Além disso, são realizadas fiscalizações noturnas durante as segundas e terças nas academias, quartas e quintas nos supermercados, e sexta, sábado e domingo nos restaurantes, bares e lanchonetes.

Quem for flagrado descumprindo os decretos de prevenção e controle da doença poderá ser autuado e penalizado com multa e até a interdição parcial do estabelecimento por algum tempo. É obrigação dos estabelecimentos exigir o cumprimento das regras pelos clientes, como o uso de máscaras, sob pena de multa de até R$180 por pessoa que estiver cometendo infração no local.

Entre outras medidas de controle da Covid-19, durante todo o fim de semana, o Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU) manteve a Orla Municipal de Marabá fechada para o trânsito de veículos. Tendo início na sexta-feira às 18h até segunda pela manhã. Uma equipe permaneceu no local monitorando possíveis infrações.

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Divulgação