DMSP: Equipe realiza rondas motorizadas diariamente em Marabá
Todos os dias, o Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP) garante rondas motorizadas, como parte da estratégia de segurança montada pelo órgão com foco no apoio aos agentes de serviços nos diversos postos de trabalhos espalhados pela cidade, em prédios e/ou espaços onde funcionam serviços públicos municipais, como, hospitais, Unidades Básicas de Saúde, e abrigos municipais, dentre outros.
Josafá Rozal de Souza, coordenador do DMSP, enfatiza que o Departamento tem sido estruturado para atuar no município e recebeu da Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria de Segurança Institucional (SMSI) quatro novas viaturas personalizadas e equipadas.
“Esses veículos são um grande diferencial para o Departamento pois têm proporcionado uma atuação mais dinâmica e estratégica, frente às demandas diárias, em vários pontos da cidade. Atualmente o foco de atenção tem sido a operação enchente. Sendo assistida por 24 horas por duas viaturas e com duas equipes. Temos como primazia fazer valer a estrutura implementada pela prefeitura trazendo mais segurança às instalações do município e aos usuários do serviço público”, informa.
Importante ressaltar que de acordo com o DMSP, a equipe é qualificada com experiência para atuar nas ações da Defesa Civil. Por outro lado, a ronda de supervisão tem como objetivo supervisionar os sessenta e cinco postos de trabalho nos cinco núcleos da cidade, com orientações e suporte no que for necessário para a execução das ordens de serviço.
“Nosso trabalho de ronda é mais focado para inspecionar os próprios serviços. É dar apoio aos agentes nos postos de serviços, mas também atuando na prevenção. Temos, por exemplo, as UBSs do município de Marabá em todos os núcleos. Então, a gente tira a falta de agentes e na presença deles, presta apoio no que é possível, principalmente nos dois hospitais de Marabá. O HMM e o HMI, onde às vezes os pacientes levam algum acompanhante que apresenta alteração contra os funcionários, querendo agredir os médicos, servidores da saúde, assim somos acionados para prestar apoio e fazer as ocorrências. Já houve casos também de furtos e roubo a qual a gente teve que inibir e levar as pessoas à delegacia para fazer boletim de ocorrência”, explica o agente Agrinaldo Silva Santos, coordenador do grupo Mike/DMSP (Grupamento de Motos).
Vale destacar ainda que o desacato ao servidor público e depredação ao patrimônio público são crimes. Durante abordagens em casos como estes, os agentes informam os acusados das penalidades, que vão desde a prisão até pagamento de multa.
O DMSP conta com 238 servidores trabalhando em pontos fixos, além de dar suporte a outras ações de segurança da Prefeitura. O grupo da Mike (motos) é composto por doze agentes, mas no total, trinta e sete dão suporte ao serviço de rondas diárias. Nos atendimentos de emergência o destaque é a agilidade que os motociclistas ganham no deslocamento para o atendimento, sendo feito em tempo hábil.
A agente Arlete Souza, é uma das mulheres que trabalham no grupo Mike do DMSP, o que é essencial para a categoria que tem de lidar com diversos públicos, inclusive o feminino.
“Nós da ronda fazemos o apoio ao quantitativo operacional no posto e quando estamos atuando fazemos o controle de fluxo e informações. A agente nunca fica sozinha sem a presença masculina no posto, e em alguma alteração que esteja envolvida pessoa do sexo feminino, a mulher em si, já tem essa porta, para abordar outra mulher, acalmando a situação. Enquanto estamos protegendo o patrimônio, também estamos protegendo pessoas. A mulher ela trata melhor com outra mulher “, destaca.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Sávio Calvo e Sara Lopes