DMSP: Agentes participam de palestra da Campanha Setembro Amarelo
Os agentes do Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP) participaram na manhã desta quinta-feira, 28, na sede do órgão, de uma palestra que integra a Campanha Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio e que as ações visam à conscientização da população sobre esse grave problema e formas de evitá-lo.
A realização da palestra foi uma iniciativa da própria coordenação do DMSP que possibilitou um momento de diálogo sobre o assunto com os profissionais que lidam diariamente com as tensões e pressões que fazem parte da vida dos profissionais de segurança no município.
“Nós, como segurança, vivemos nesse grande momento de tensão, dessa pressão que é o serviço de segurança e essa pressão precisa ser descarregada. Um momento como esse é uma grande oportunidade para a gente rever algumas coisas, seguir a orientação, o conselho de profissional de saúde especializado nessa área, de como a gente se esvaziar dessa pressão, dessas emoções do dia a dia da nossa profissão. Considero muito importante esse momento”, avaliou Josafá Rosal, Coordenador do DMSP.
A palestra contou com uma grande participação de agentes do DMSP e convidados, como também uma parceria com o servidor Lacerda Veloso do DMTU que realizou uma dinâmica com a plateia, ressaltando a importância dos cuidados com a saúde mental e do corpo.
A servidora Arlete Souza destacou a importância de falar sempre sobre o tema que aflige tantas pessoas no mundo todo.
“Eu vejo uma grande importância porque é necessário a gente ter sempre apoio e suporte com orientações de como ter uma saúde mental saudável. Essa palestra é um suporte, onde a gente tira um momento para reflexão, para ouvir o que é necessário para ter uma saúde de qualidade”, disse.
O servidor Ademir Dornelas elogiou a iniciativa e disse que o trabalho de acompanhamento psicológico é de extrema necessidade.
” É uma ação de suma importância para nós que trabalhamos na área da segurança devido aos transtornos do dia a dia. A gente sabe que tem um dia corrido, um dia cheio. Hoje estamos vendo que é uma ação de extrema necessidade para tratar do assunto. Parabéns aos idealizadores da ação”, comentou.
A palestra foi proferida pela psicóloga Karoline Belém, onde, de acordo com a profissional, é realizada frequentemente um trabalho de acompanhamento com os agentes e onde eles possam estar gozando de boa saúde física e mental.
“É de extrema importância porque eu sempre falo a prevenção é a melhor forma que você tem para poder atingir os agentes. Então você não tem que esperar acontecer uma coisa grave para você intervir. Eu costumo sempre primar pela prevenção. Eu costumo fazer esses eventos com eles para a gente falar sobre saúde no contexto geral. Porque a gente sempre vê que as pessoas separam a saúde física da saúde mental e a gente trabalha como um todo, a gente prima a saúde física e a saúde mental, porque uma interfere com a outra”, esclarece.
Setembro é o mês em que é realizada a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. O dia 10 é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Essa campanha, conhecida como “Setembro Amarelo”, foi criada no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio