DMSP: Segurança Patrimonial completa 10 anos no município
No dia 11 de abril, Marabá celebra dez anos de criação do Departamento Municipal de Segurança Patrimonial– DMSP, através da Lei 17.510/2012. O órgão é integrante da estrutura operacional da Secretaria Municipal de Segurança Institucional – SMSI, que atua de forma integrada na área de Segurança Pública municipal, Defesa Civil, Educação, Conscientização, Preservação e Guarda do Patrimônio Público.
Atualmente o órgão conta 211 agentes patrimoniais distribuídos por 55 postos na cidade. Também no dia 11, a categoria comemora o Dia Municipal do Agente Patrimonial, que desde de 2020 passou a integrar o calendário oficial de eventos do município, por meio da Lei 17.971.
Os seguranças patrimoniais, são homens e mulheres que no dia a dia se dedicam a proteger o patrimônio público, o que vai além dos bens materiais, pois cuidam também do intelectual da prefeitura, os servidores. Josafá Souza, coordenador do DMSP, enfatiza a importância do serviço na estrutura da PMM.
“Nós temos várias frentes de atuações em serviços mais específicos, de acordo com as secretarias da Prefeitura Municipal que solicitam nosso apoio. As principais são Saúde, Cultura, Secretaria de Esporte e a Defesa Civil. Também nos preocupamos com a segurança dos servidores de outros órgãos que prestam serviços para a população de Marabá”, fala o coordenador Josafá Nascimento.
O Departamento Municipal de Segurança Patrimonial promove a Política de Segurança Pública com ênfase em intervenções preventivas à violência ou à criminalidade no patrimônio público. Desta forma propõe trabalhos que visam promover a cultura da paz através de orientações, debates e capacitações dos servidores. Além disso, é comum estarem presentes em operações integradas com outros órgãos de segurança, a exemplo, das festas de carnaval, Círio, aniversário da cidade, dentre outras.
Joelson da Silva é da primeira turma do DMSP e para ele o trabalho é gratificante. O agente tem consciência que o serviço prestado é um grande benefício para toda a comunidade. Além disso, está feliz com os avanços que a categoria tem conquistado ao longo desta década.
“A categoria tem se organizado, a Secretaria de Segurança também tem dado uma atenção especial e a própria Prefeitura tem estruturado e dado condições para o agente desempenhar suas funções. Temos viaturas para trabalhar, motos, sede, uniformes, equipamentos. Mas ainda temos muitos desafios a enfrentar”, explica o agente Joelson Farias.
Gilmara Ribeiro é uma das 83 mulheres que servem no DMSP. A jovem tem cinco anos de atuação no serviço e disse que encontrou na Segurança Patrimonial uma oportunidade de atuar na Segurança Pública.
“É uma carreira que eu admirava muito, tem poucas mulheres, e eu admirava as mulheres de uniforme. Na época veio o concurso e vi que era uma função diferente das outras que na época eram ofertadas. E a profissão representa tudo na minha vida. Quando eu acordo pela manhã visto meu uniforme e venho desempenhar minha função, a principal, é zelar pelo patrimônio público, e isso inclui pessoas”, comenta a agente Gilmara Ribeiro
A Prefeitura parabeniza a todos os agentes patrimoniais do município pela dedicação e competência em suas funções nestes 10 anos de atividade.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento
Galeria: