DMSP: Segurança Patrimonial integra desfile de 7 de setembro em Marabá
O Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP) vai integrar o desfile 7 de setembro, em comemoração à Independência, em Marabá. O pelotão formado por 46 agentes garante a segunda participação dos servidores no evento Cívico-Militar programado para ter início às 7h, na Avenida Antônio Maia, nesta quarta-feira. A primeira participação aconteceu em 2019.
O coordenador da Segurança Patrimonial, Josafá Souza, explica que o Departamento teve a Ordem Unida incluída nas atividades complementares deste ano. Assim, o desfile Cívico-Militar agora faz parte do calendário oficial do DMSP.
“É importante fazer parte desse momento porque são valores históricos que marcam a Independência da nossa nação. É necessário conservar e manter essa cultura, sem falar na aproximação com a comunidade. Esse ato nos permite fazer isso”, disse o coordenador.
Há sete anos na profissão, o agente Ademir Dornelas está entusiasmado em participar do desfile pela segunda vez. “Tive orgulho de participar desse momento histórico para nossa categoria que está em ascensão e em 2022 estaremos por lá novamente, apresentando à sociedade um pouco do nosso departamento”, ressalta o agente.
O agente Joelson Silva, da primeira turma do DMSP, vai levar o símbolo da Guarda Patrimonial à frente do pelotão.
“Um orgulho estar à frente do grupo levando o símbolo porque ele representa algo muito importante para a nossa equipe. Trabalhamos sempre prestando um bom serviço para a população, em diferentes frentes de trabalho. Sempre procuramos promover uma sensação de segurança”, enfatiza o guarda.
No desfile, as bandeiras do Brasil, Pará e Marabá, serão conduzidas em marcha por três mulheres que estão entre os 200 seguranças patrimoniais da prefeitura. A Bandeira Nacional será levada pela agente Arlete, que passou a integrar o DMSP, em 2016.
“O dia 7 de setembro para todo o Brasil, torna-se um marco histórico e queremos fazer parte desse dia e representar a equipe. O nosso Departamento cresce unido e cada dia mais empenhado em prestar um bom serviço à comunidade”, destaca a profissional.
Entre as diversas funções do DMSP está a promoção de Política de Segurança Pública, com ênfase em intervenções preventivas à violência ou à criminalidade no patrimônio público. Desta forma propõe trabalhos que visam promover a cultura da paz através de orientações, debates e capacitações dos servidores. Além disso, é comum estarem presentes em operações integradas com outros órgãos de segurança, a exemplo, das festas de carnaval, Círio, aniversário da cidade, dentre outras.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento