DMTU: Blitz educativa conscientiza sobre o uso de cinto de segurança no táxi-lotação
Na manhã desta quarta-feira, 8, a Coordenação de Educação para o Trânsito do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) realizou uma blitz educativa voltada para motoristas de táxi-lotação, na entrada da Marabá Pioneira. O objetivo foi a conscientização quanto ao uso de cinto de segurança pelos passageiros do banco traseiro.
A ação foi idealizada após as equipes de fiscalização do DMTU constatarem com frequência essa infração junto aos táxis-lotação. Durante a blitz, os motoristas eram parados e orientados, juntamente com os passageiros, sobre o uso do cinto de segurança e a responsabilização, que recai sobre o motorista do veículo. Nesse sentido, a cooperação entre motorista e passageiros é importante para garantir a segurança de todos.
“Corriqueiramente usam o cinto o condutor e o passageiro ao lado, mas os passageiros atrás não têm o hábito de usar o cinto de segurança, por isso essa ação de educação para o trânsito foi pensada e voltada para esses passageiros. A gente quer que cada vez mais o nosso transporte de passageiros seja mais seguro”, ressalta o coordenador de Educação para o Trânsito do DMTU, Emanuel da Cruz.
O motorista Paulo Henrique Pereira foi um dos abordados e comentou sobre a necessidade de ações educativas como a blitz.
“É muito importante para a segurança dos passageiros para não ocorrer as multas. É importante essa mensagem. Eu sempre falo para eles colocarem o cinto”, afirma o motorista.
Josselma Brito faz parte da Coordenação de Educação para o Trânsito. O trabalho dela e de outros agentes foi a instalação de adesivos atrás dos encostos de cabeça do motorista e passageiro para que quando os passageiros entrarem para os bancos de trás, vejam e coloquem o cinto.
“Hoje não é ação de autuação com eles, hoje é dia de educação em prol de o passageiro usar o cinto de segurança. Pensamos no adesivo para fazer a colagem atrás do banco do passageiro para que quando o passageiro entrar, se deparar com esse adesivo e usar o cinto de segurança”, explica.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes