DMTU: Campanha Maio Amarelo terá corrida de conscientização no trânsito
O lançamento do movimento Maio Amarelo aconteceu nesta sexta-feira (03), no auditório do DMTU – Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano. Estiveram presentes representantes da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), Câmara de Vereadores, Secretaria de Saúde do Estado, Hospital Regional, Exército Brasileiro, Ordem dos Advogados do Brasil e Polícia Rodoviária Federal.
O Secretário de Segurança Institucional de Marabá, Jair Barata Guimarães, destacou que objetivo do Maio Amarelo é trabalhar atividades que reduzam o número de acidentes no trânsito, diminuindo assim as estatísticas de vítimas. “O trânsito faz parte da vida de cada de um de nós, perpassa por toda a sociedade e não somente durante campanhas. Em qualquer lugar e a todo momento estamos falando da conscientização no trânsito, pois a vida é mais importante que os bens materiais”, informou Jair Guimarães.
O secretário lembrou ainda que por ano morrem cerca de 1,3 milhões de pessoas em todo mundo, vítimas de acidentes de trânsito, e só no Brasil são aproximadamente 50 mil pessoas. “São muitas mortes, mais que armas de fogo e outros, então é necessário educar, principalmente as crianças. Não adianta você levar uma pessoa numa autoescola por três meses e achar que ela vai sair uma pessoa consciente no trânsito, isso vai depender de uma educação na família”, destacou o secretário.
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Ele nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para os altos índices de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. Através de uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil, a intensão é colocar em pauta o tema da segurança viária e mobilizar os mais diversos segmentos: órgãos de governo, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento.
“O movimento Maio Amarelo surgiu com a intenção de chamar a atenção da sociedade para as vítimas no trânsito e trabalhar os órgãos responsáveis pelo trânsito juntamente com toda a sociedade civil dar uma atenção maior ao trânsito. Teremos várias atividades durante todo o mês como palestras, panfletagens, blitzen educativas, e depois as fiscalizações para coibir os atos que infringem as leis de trânsito”, afirmou Emanuel Souza da Cruz, diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano.
Em Marabá, devido o slogan do movimento ser “Maio amarelo – atenção pela vida”, o desenvolvimento das atividades trará essa concepção, enfatizando que o trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação. Haverá ainda exposições em imagens e mensagens educativas de trânsito nas: escolas, órgãos públicos, empresas da iniciativa privada, shopping, vias e passeios públicos, atividades lúdicas voltadas as crianças e a realização da I corrida Maio Amarelo no dia 26 de maio.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos