DMTU: Campanha “Não fique preso em 2022” alerta para respeito à vida no trânsito
A Secretaria Municipal de Segurança Institucional, por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), iniciou a campanha “Não Fique Preso em 2022: Respeite as Leis de Trânsito” para conscientizar os condutores sobre os cuidados necessários no trânsito, principalmente na passagem de fim de ano.
O Departamento de Educação para o Trânsito do DMTU colocou a campanha na rua com a exposição de veículos envolvidos em acidentes de trânsito neste ano. São dois veículos expostos em pontos estratégicos e de grande visualização, um na rotatória com destino ao Terminal Rodoviário, na Nova Marabá, e outro na Orla, na Marabá Pioneira.
De acordo com Rafael Nogueira, coordenador do Departamento de Educação para o Trânsito, a campanha visa causar um impacto visual nos condutores para que possam refletir e aumentar os cuidados no trânsito, ainda mais nessa época de festas de fim de ano.
“Nem sempre fazemos o modelo tradicional de campanha e queríamos passar uma mensagem mais ‘pesada’ para sensibilizar o condutor e expor veículos que sofraram sinistros com o slogan, ‘2023 está chegando, não fique preso em 2022’, e não é a prisão devido às infrações de trânsito, mas sim de cuidar da sua integridade e também das demais pessoas”, explicou.
De acordo com dados do DMTU, até novembro de 2022, 92 pessoas morreram em consequência de acidentes de trânsito. Em 2021 foram 105 óbitos. “Já tivemos várias campanhas e este ano, infelizmente, ainda registramos vítimas fatais no trânsito. A frota de Marabá vem aumentando e já são 130 mil veículos fixos e mais 20 mil flutuantes e temos que respeitar as leis de trânsito e também o respeito à vida”, informou Rafael Nogueira.
A campanha segue até a primeira semana de janeiro de 2023. Em 2022, a Secretaria de Segurança Institucional investiu em sinalização vertical e horizontal com a e instalação de novos semáforos em diversos pontos da cidade. A SMSI também intensificou a fiscalização e ampliou as ações das campanhas de educação para o trânsito.
“Temos trabalhado o tripé do trânsito, fizemos neste ano um investimento de mais de 4 milhões de reais em sinalização e temos também a fiscalização intensiva com parceiros, como a Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, e ações que evitem e inibem os acidentes. Este ano tivemos o movimento Maio Amarelo, chamando atenção do condutor e esse tripé tem que funcionar bem para evitar as ocorrências de acidentes, porém a população deve ter essa sinergia para que possamos reduzir esses índices”, pontuou Jair Guimarães, Secretário de Segurança Institucional.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom