DMTU: Campanhas de educação no trânsito contribuem para redução de acidentes
O Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) apresenta os dados de atendimentos a acidentes de trânsito, nos primeiros seis meses de 2022 e faz um comparativo com os eventos ocorridos em 2021, concluindo que houve um crescimento de 1,8%, porém é preciso levar em consideração algumas observações nos dois períodos.
De acordo com a direção do órgão, em 2021, o número de veículos nas ruas era menor em comparação com o ano de 2022, em razão inclusive da pandemia, quando muitas pessoas foram recomendadas a evitar sair de casa, pois havia maior risco da contaminação.
“Em 2021, vivíamos uma realidade em que ainda estávamos no meio de uma pandemia e havia a recomendação das pessoas ficarem em casa e isso refletiu na redução do número de veículos nas ruas e este ano não foi assim, aumentou muito o trânsito de veículos”, informou Jair Guimarães, Secretário de Segurança Institucional.
Ainda de acordo com dados do DMTU, a frota de veículos em Marabá aumentou aproximadamente 20% no período de 2018 a 2022, saindo de 114.124 para 136.742 veículos.
Para o secretário Jair Guimarães a realização de uma intensa campanha de conscientização junto aos condutores nos últimos anos também reflete na redução de acidentes no âmbito do município.
No primeiro semestre de 2022, o DMTU realizou 139 atendimentos a eventos de trânsito, sendo que no mesmo período do ano passado, foram 135 atendimentos. De acordo com o órgão, a falta de atenção responde por 50% dos casos, sendo que 28% são colisões entre carros e motos.
Na última semana foi divulgada uma matéria sobre os atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito na região. Segundo a notícia, o número de atendimentos dobrou em comparação aos sete primeiros meses do ano passado, passando de 248 para 499 pessoas vítimas de acidentes, nas estradas da região sudeste do estado.
“Houve uma reportagem divulgada recentemente que, em um comparativo com 2021, os acidentes de trânsito aumentaram mais de 100%. Primeiro porque o ano ainda não acabou e outra é que isso não condiz com a realidade de Marabá, no sentido do trabalho que o DMTU realiza e o órgão tem uma estatística de acidentes dentro do âmbito do município, pois Marabá é uma cidade polo e temos o Hospital Regional, equipado para esse atendimento e temos também o próprio municipal e o IML e tudo contabiliza para Marabá e não podemos colocar na conta da cidade esse grande número de vítimas de trânsito”, relatou Jair Guimarães, Secretário de Segurança Institucional.
O DMTU também realiza, além do trabalho de educação no trânsito e fiscalização, o trabalho de sinalização, o que também pode vir contribuindo para uma redução no número de registros de eventos, “Uma cidade bem sinalizada, tanto com a sinalização vertical quanto a horizontal contribui para um trânsito mais seguro”, disse Jair Guimaraes.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Arquivo Secom