DMTU: Agentes ganham nova capacitação sobre as mudanças do Código de Trânsito Brasileiro
Acontece nas dependências do Senai (Serviço Nacional da Indústria), um curso de capacitação e atualização sobre as mudanças do Novo Código de Trânsito Brasileiro. As oficinas começaram no início da semana, seguem até o dia 20 de maio e devem abranger todos os agentes de trânsito do município.
O curso se divide em aulas teóricas e práticas. Os agentes foram divididos em três turmas e a cada semana participa um grupo diferente. As oficinas são ministradas por técnicos e agentes de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
“Existe uma portaria do Senatran (antigo Denatran), que obriga os agentes de trânsito de todo país a fazerem um curso de atualização. Por isso, de 3 em 3 anos é necessário que o agente faça esta atualização e o Detran em parceria com o município realiza esse curso de atualização que se divide em um período teórico e outro período prático, nas vias públicas”, informou Nilson Levi Oliveira do Rosário, do Setor de Treinamento do Detran.
explica que o curso atende a uma Portaria do Senatran e é feito para todos os agentes de trânsito
Além da atualização sobre a nova legislação de trânsito, os agentes devem passar por um treinamento sobre abordagens e relacionamento interpessoal. De acordo com o diretor do órgão, Jocenilson Silva, esse trabalho é realizado regularmente com todos os agentes.
“A cada dois anos através de convênio com o Detran fazemos esse curso e a cada ano realizamos mais cursos que também têm a disciplina de abordagem, onde nosso agente trabalha com preparação pessoal no atendimento ao usuário”, explica Jocenilson Silva, Diretor do DMTU.
A primeira turma de agentes do DMTU finaliza o curso nesta sexta-feira, dia 6, e na próxima semana inicia outra turma até finalizar com todos os 112 agentes municipais de trânsito. Para o Secretário de Segurança Institucional, Jair Guimarães, é um momento importante para preparar melhor os profissionais.
“Atualização das informações é extremamente necessária e todos os anos nós temos esse treinamento, pois a legislação muda bastante e temos que estar atualizado nessas mudanças e também a abordagem que estamos atualizando e preparar ainda mais nosso agente”, concluiu Jair Guimarães, Secretário de Segurança Institucional.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio
Galeria: