DMTU: No Dia Nacional do Trânsito, Marabá dispõe de departamento que atua em diversas frentes
Neste domingo, 25 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Trânsito. A data foi escolhida porque nesse mesmo dia, em 1997, foi promulgado o Código Brasileiro de Trânsito substituindo a antiga lei de trânsito, de 1966.
Marabá dispõe de uma das maiores frotas do estado, com 134 mil veículos emplacados no município. Além disso, cerca de 40 mil veículos passam pelo município, que é cortado por algumas rodovias como a BR-222 e a BR-230, conhecida como Transamazônica. Essa é a chamada frota flutuante, que conta com veículos não licenciados no município e de passagem ou cujos donos moram aqui, mas o carro tem os documentos registrados em outra cidade.
Para cuidar do ordenamento e segurança de um trânsito intenso, com grande número de veículos e infraestrutura, Marabá tem o Departamento de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) criado há mais de 20 anos.
Ao todo, são 106 agentes de trânsito atuando em diferentes frentes, a exemplo educação para o trânsito, engenharia e sinalização e fiscalização da legislação de trânsito e transporte. O departamento trabalha diariamente com rondas em 12 viaturas e 10 motocicletas, além de ações educativas, blitz e parcerias com outros órgãos de segurança como Polícia Rodoviária Federal, Departamento Estadual de Trânsito, Polícia Militar, Polícia Civil, Exército e Guarda Municipal.
O DMTU tem como objetivo melhorar a sinalização viária da cidade, realizar campanhas educativas e de conscientização durante todo o ano em escolas, empresas e órgãos públicos, ajudando com isso a diminuir o número de acidentes e vítimas do trânsito.
Benildo Alves Rosário é diretor do DMTU e ressalta a importância da conscientização de todos os atores que fazem parte do trânsito da cidade.
“O trânsito em condições seguras é um direito de todos. Para ter esse direito é importante a participação de todos, seja eles condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres. Cada um estando consciente de que todos juntos podemos salvar vidas”, avalia o diretor do DMTU.
Segundo ele, é necessário que o condutor dos veículos maiores, que estão em maior número nas vias, sempre redobre a atenção. “Nós, condutores de veículo automotor, precisamos ter mais atenção no trânsito, pois a falta de atenção é a maior causa de acidente de trânsito no município, sendo responsável por 30% dos sinistros na via”, reitera.
Este ano, a Semana Nacional do Trânsito no município trouxe o tema “Juntos salvamos vidas” e durante a semana contou com ações todos os dias. Entre as ações estão visitas, passeata, programação interna do departamento e ações educativas.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Arquivo