Maio Amarelo: DMTU encerra mês de conscientização com ação integrada
Uma ação integrada dos órgãos de segurança do município e estado encerra as ações alusivas ao Movimento Maio Amarelo de conscientização no trânsito. O comando de mobilização aconteceu na manhã desta quarta, 31, na Rodovia Transamazônica, nas proximidades da Câmara de Vereadores.
Com a participação do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) e do Corpo de Bombeiros Militar, foram entregues panfletos e adesivos aos motoristas e motociclistas. Mais de 20 militares dos bombeiros participaram da ação.
“É uma parceria com os órgãos de segurança que têm trabalho com esse objetivo e nós não poderíamos deixar de participar e colaborar com a educação no trânsito, pois estamos diretamente ligados a esse assunto. Fazemos muito atendimentos às vítimas no trânsito e essa educação é essencial para reduzir os acidentes em nossa cidade”, comentou José Santos, sargento do Corpo de Bombeiros.
Quem passou pela rodovia nesta manhã aprovou a ideia, como o motorista de táxi lotação André de Sousa, que afirma que praticamente todos os dias testemunha um acidente pelas ruas de Marabá.
“É bom para todos, para evitar acidentes, e nós como motoristas de lotação registramos acidentes praticamente todos os dias devido à falta de atenção em muitos casos”, revela o motorista.
O comerciante Gil de Castro também aprovou a iniciativa e apoia a construção da nova ponte.
“É bom esse movimento pela conscientização da população, pois Marabá tem um trânsito intenso e as pontes que serão construídas devem melhorar nosso trânsito, vai fluir mais”, destaca.
As ações do Movimento Maio Amarelo aconteceram em todos os núcleos da cidade com palestras em escolas e empresas, comandos educativos nas ruas, distribuição de panfletos, 3ª Corrida do Maio Amarelo e outras ações integradas com envolvimento de outros órgãos de segurança.
De acordo com Rogério Mathias, do Departamento de Educação para o Trânsito do DMTU, o Movimento Maio Amarelo não acaba, ele tem continuidade o ano todo.
“O Maio Amarelo foi intenso, com muitas atividades, e para finalizar de forma simbólica, uma ação educativa com os órgãos parceiros no sentido de celebrarmos juntos esse período de trabalho. É um trabalho ininterrupto e as ações do Maio Amarelo podem ser realizadas o ano inteiro com palestras e ações educativas. Nosso objetivo é chamar a atenção da sociedade para a conscientização no trânsito”, explicou Mathias.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom