DMTU: Equipe trabalha ativamente na sinalização do município
O Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU) de Marabá atua ativamente para melhorar a sinalização do município. Neste ano, vários pontos da cidade receberam sinalização tanto vertical quanto horizontal. Desta forma, melhora o tráfego e a segurança de motoristas e pedestres.
Na quarta-feira (3), as equipes finalizavam um projeto no perímetro da Avenida Getúlio Vargas, entre a Rua Norberto de Melo e Marechal Deodoro. A via que antes possuía sentido único, agora passará a funcionar em mão dupla. Nesta semana, as equipes de sinalização também trabalham para revitalizar a Av. Antônio Maia e a VP 08.
O coordenador de engenharia e projetos do DMTU, Edisnei Pereira Barros, explica que muitas vias têm recebido pavimentação na cidade, por esta razão o trabalho da equipe tem se concentrado principalmente nesses locais. “Nós estamos trabalhando na cidade toda. Mas como tem muitas ruas recebendo pavimentação, o foco fica nelas. Quando é entregue pavimentada, já realizamos o processo de sinalização vertical e horizontal”, ressalta.
Outro local que recebeu a sinalização foi a Rua Fortaleza, no bairro Novo Horizonte. Foram instaladas seis placas de Pare, quatro placas de mão única , duas de proibido dobrar e duas de de lombada.
A Rua Villa Lobos no Bairro Jardim Bom Planalto recebeu dezesseis placas de Pare, além das pinturas e placas indicando as faixas de pedestres. No Bairro Liberdade, a Rua Coronel Manoel Bandeira recebeu quatro placas de Pare, duas indicações de de faixa de pedestre e seis placas de quebra-molas indicando as três lombadas do local.
No Bairro Laranjeira foram colocadas placas de Pare na Avenida Gaiapó, no trecho que cruza com Rua Goiás, Rua Piauí e Rua Maranhão, em um total de 6 placas. No Bairro do Belo Horizonte, as ruas Belém, Cuiabá e Paraná também ganharam novas placas de sinalização.
Todos esses locais também receberam sinalização horizontal com pintura de área de passeio, sarjeta, meio-fio e as linhas de bordo.
Um dos principais objetivos da sinalização é garantir a segurança do trânsito. Desde o início da atual gestão, o município mais que dobrou o número de semáforos espalhados pelas suas ruas. Como exemplo, temos o viaduto da Coca-Cola, que dá acesso ao Bairro Nossa Senhora Aparecida, na Cidade Jardim, na via de acesso a Unifesspa Campus 3 e uma na VP-02 , no trecho que vai da Folha 18, passando pelo Campus 2 da Unifesspa até a Folha 07.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Divulgação