DMTU: Maio Amarelo mobiliza comunidade para trânsito mais seguro
Lacinho amarelo marca símbolo da campanha, que tem como slogan em Marabá “Atenção pela vida no trânsito”
É nesta sexta-feira (3), às 9h30 na sede do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), na Folha 32, Nova Marabá, a abertura da Campanha Maio Amarelo. Trata-se da 6ª edição da campanha no município, acompanhando o Observatório Nacional de Segurança Viária, que criou o movimento para conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres a evitar atitudes perigosas, que custam vidas.
Na ocasião do lançamento haverá apresentação do movimento Maio Amarelo, bem como do cronograma de atividades que serão desenvolvidas ao longo do mês. Parceiros que trabalham na fiscalização, saúde, educação entre outras áreas serão solicitados a divulgar a mensagem do movimento em todos os seus contatos telefônicos.
Rogério Matias da Silva, coordenador de Educação para o Trânsito do DMTU, afirma que o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) coloca como tema para este ano: “No trânsito, o sentido é a vida”. No município, o slogan é “Atenção pela vida no trânsito”.
“Esperamos que de fato, no cotidiano do trânsito haja a valorização da vida, com foco no ser humano, que haja a mudança de valores, de comportamentos indevidos, de atitudes, ou seja, que todos sejam conscientes do seu papel como protagonista no trânsito”, almeja Rogério Matias.
Durante a campanha Maio Amarelo, várias abordagens de conscientização serão feitas, entre elas respeito ao limite de velocidade e ao ciclista, evitar a mistura álcool e direção, do uso indevido do celular e muito mais.
Como parte do cronograma os trabalhos são voltados para visitas a órgãos, ciclo de palestras em escolas e universidades, exposição com imagens no shopping e locais abertos, como praças. A novidade desta edição será a 1ª Corrida Maio Amarelo, marcada para o dia 26 de maio. Para educação infantil, material lúdico foi preparado especialmente para as crianças, entre outras atividades. A Coordenação de Educação para o Trânsito também vai promover blitzen educativas, entregando material e o conhecido laço amarelo, símbolo aos condutores marabaenses.
Texto: Emilly Coelho
Foto: Arquivo