DMTU: Mais de 400 veículos recolhidos vão a leilão online

Iniciou nesta quinta-feira, dia 05 de março o segundo leilão de veículos, contratado pela Prefeitura de Marabá, na modalidade online. No entanto, as sessões presenciais acontecerão nos dias 25,26 e 27 de março, no Cine Marrocos, das 09h às 12h e com retorno das 14h até 17h30.

Ao todo, estão sendo leiloados 418 veículos que foram recolhidos pelo Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTU), em ações de fiscalização ao pátio de retenção da empresa Auto Socorro Puma e não reclamados pelos proprietários no prazo legal de 60 dias.

Jair Guimarães, secretário de Segurança Institucional de Marabá, disse que o processo é importante e necessário porque cumpre diversos propósitos, dentre eles, o preço baixo, que pode custar entre 30% a 50% a menos da tabela FIPE do que os veículos que saem direto de uma concessionária. Outra vantagem é que, de acordo com o artigo 328 do Código de Trânsito Brasileiro, a quantia gasta na aquisição do automóvel no leilão quita qualquer dívida com relação ao IPVA.

“Mas tem também a questão da Saúde Pública, você tem um pátio com vários veículos ali expostos, muitas vezes vem as chuvas e o local pode ser proliferador de mosquitos da dengue e outros agentes contaminadores. Outra questão é o espaço, porque a empresa tem um limite de espaço. E o leilão também possibilita que o veículo volte a transitar com o recolhimento de IPVA, pagando suas taxas e cumprindo a função de transportar pessoas”, comenta o secretário.

De acordo com Francisco Rodrigues, presidente da comissão de fiscalização do contrato e leilão, a única forma de participar do processo é através de cadastro disponível no site da empresa www.pumaleiloes.com.br. Além disso, Francisco faz algumas orientações que considera importante como a visita aos veículos e a leitura do edital para evitar problemas futuros.

“As pessoas podem ir visitar levar seus amigos e parentes. Nós orientamos as pessoas que façam essa visita para evitar frustrações”, enfatiza o presidente da comissão.

Os veículos poderão ser vistos nos dias 23 e 24 de março das 08h às 17h, no pátio de retenção da empresa. Importante frisar que os veículos leiloados serão desvinculados dos débitos existentes antes de serem entregues aos novos proprietários. Os débitos são quitados pelo valor arrecadado no leilão, no entanto, caso os valores não cubram os débitos, as dívidas continuam vinculadas ao proprietário anterior.

Além disso, os proprietários dos veículos podem recuperar o bem até as vésperas do leilão presencial, desde que tenha quitado os débitos.

Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio

Acessibilidade