DMTU: Mais sinalização em Marabá facilita o tráfego e reduz acidentes
Quem trafega pelas ruas em Marabá já deve ter percebido que as vias públicas estão mais sinalizadas, as placas de sinalizações antigas substituídas por novas e as vias recebem novas pinturas. Isso tudo faz parte de uma ação do Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU) para facilitar o tráfego e reduzir os acidentes.
As ações começaram por etapas, sendo que a primeira foi totalmente realizada na Marabá Pioneira em parceria com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito). A segunda etapa está sendo realizada por uma empresa particular e acompanhamento do próprio DMTU, nos demais núcleos.
De acordo com Jair Guimarães, Secretário de Segurança Institucional, a prioridade é a pintura de faixas de pedestres próximos a escolas e hospitais, também as vias de maior circulação da cidade, como a VP 8 e as avenidas principais do Novo Horizonte e Cidade Nova.
“Em Marabá, são muitas demandas. Vamos dar preferência às vias que não estão sinalizadas e também próximos às escolas e hospitais já começamos a sinalizar esses pontos. Seguiremos para a Avenida Tocantins que é muito importante e vamos dar prioridade também à construção de lombadas”, afirmou o secretário.
A sinalização de trânsito é indispensável para orientar e informar os usuários das vias e o respeito à sinalização garante um trânsito mais seguro. O artigo 90, §1º do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), determina que a sinalização de trânsito é responsabilidade do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, e este responde pela falta, insuficiência ou incorreta colocação dos sinais.
Uma equipe do DMTU acompanha todo o trabalho de pintura das vias e instalação das placas de sinalização, orientação, indicação e advertência. Todos esses elementos compõem a sinalização de trânsito. Essas informações advertem os usuários das vias, indicam serviços, sentidos e distâncias e regulamentam o trânsito. É a sinalização vertical ou horizontal, sinalização semafórica e dispositivos de sinalização auxiliar.
“Uma cidade bem sinalizada é muito mais segurança para os condutores pedestres, motociclistas e ciclistas e logo estaremos com uma cidade muito bem orientada. Contamos com a colaboração dos condutores para o respeito à sinalização pois somente assim podemos reduzir os acidentes”, alertou Jair Guimarães, SMSI.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Divulgação