DMTU: Órgão de trânsito e SAMU realizam exposição em alusão a Semana Nacional do Trânsito
Tendas foram montadas na Praça São Francisco, no núcleo Cidade Nova, para a exposição educativa realizada pelo DMTU, Detran e PRF e o Samu, em alusão a Semana Nacional do Trânsito. A ação aconteceu no fim da tarde desta quinta-feira (23), com objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados básicos no trânsito, tanto para condutores de veículos quanto para os pedestres. Além disso, a população teve a oportunidade de conhecer equipamentos e materiais utilizados no dia a dia dos profissionais.
Rogério Matias, coordenador do departamento de Educação Para o Trânsito do DMTU, enfatiza que a equipe levou para a exposição panfletos educativos e outros materiais gráficos para distribuição aos visitantes, mas também criou um ambiente lúdico para chamar atenção das crianças. Foi montado uma pista educativa, teve o jogo do aprendiz, teatro de fantoches e ainda ofertou emissão de credencial de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência.
“Mais uma ação alusiva à Semana Nacional do Trânsito. Nós realizamos essa ação também na praça da Liberdade. É uma forma dos órgãos do sistema de trânsito contribuírem, cada um, a sua forma para educação e conscientização no trânsito. Nesta sexta-feira vamos dar continuidade com palestras em escolas e no sábado vamos encerrar com panfletagem”, destaca.
O Detran, além de palestras apresentou parte dos equipamentos como etilômetro (bafômetro), utilizados pelos agentes durante as abordagens, tudo com foco na prevenção de acidentes, como esclarece a gerente em Marabá, Rosileude Silva.
“Um trabalho voltado para a segurança no trânsito, com panfletagens, palestras mostrando os nossos serviços. A mensagem que deixamos é que o bem maior de cada ser humano é a vida. Então quando você comete uma imprudência no trânsito prejudica a toda a população, sua família e a sua vida”, ressalta a gerente do Detran em Marabá.
Rosileude Silva
De igual forma o grupo de Educação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), marcou presença apresentando equipamentos como o radar móvel, capaz de detectar o excesso de velocidade, uma das causas de acidentes nas estradas. O agente Jefferson Fernandes, comenta que em Marabá, o desrespeito a ciclofaixa, por exemplo, tem sido uma das imprudências registradas na BR-230, no perímetro urbano da cidade.
“A gente ainda flagra muitos ciclistas transitando pela ciclofaixa. Tem também a questão da alta velocidade, são acontecimentos que tem preocupado a PRF na rodovia. Hoje vamos conversar com a sociedade em geral explicando a importância da semana nacional do trânsito, conscientizar o usuário da via para que tenha mais cuidado e atenção para reduzir os acidentes e as vitimas”, pontua o agente.
Jefferson Fernandes
O Samu participou da exposição alertando sobre as consequências dos acidentes de trânsito. São os socorristas que atuam quando há vítimas. Só em 2021, dentre os atendimentos feitos pelo o Samu, foram 1.118 em acidentes de moto, 81 atropelamentos, 75 em acidentes de carro.
Na tenda, o boneco batizado de Samuel representava uma vítima com trauma e ficou em evidência. Foram expostos ainda equipamentos e materiais utilizados no atendimento como: prancha, talas, colar cervical, aparelho de pressão, estetoscópio, termômetro, otoscópio, oxímetro de pulso e desfibrilador, dentre outros.
“A nossa função aqui é conscientizar a população. A mensagem do Samu é que dirijam com cuidado, preste atenção no trânsito, não queremos você sendo atendido por nós”, destaca o profissional Joab Silva, sobre as consequências dos acidentes.
Joab Silva
Roseane Ferreira, levou a neta Maria Eduarda a praça e se deparou com a ação a qual avalia positivamente. A menina participou da pista educativa aprendendo sobre regras de trânsito como a obediência ao semáforo.
“Achei muito interessante e válido, principalmente diante de tantos acidentes e às vezes por conta da imprudência mesmo. Orientações sempre são bem-vindas, e que nós enquanto seres humanos possamos dar valor a vida” conclui a servidora pública.
Roseane Ferreira
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio