DMTU: Órgão lança movimento Maio Amarelo de 2021
Com a presença de representantes de órgãos ligados ao trânsito, o DMTU Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU), lançou na manhã desta sexta-feira (7), o movimento Maio Amarelo. O objetivo é levar mais orientação à população e reduzir os números de sinistros no trânsito.
Respeitando todos os protocolos de saúde recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar a proliferação do novo Coronavirus, o ato de lançamento iniciou com as informações relativas aos eventos que deverão acontecer durante este mês.
“Este é um mês para a realização de muitas ações relativas à educação no trânsito, orientação junto aos condutores, buscando reduzir ainda mais os casos de sinistros no município. É um movimento que importante e por isso se faz necessário sua efetiva continuidade”, informou Jocenilson Silva, diretor do DMTU.
A programação foi apresentada aos convidados presentes, que contou com a participação da Câmara de vereadores, Detran, agentes do DMTU, imprensa e Polícia Militar.
“O Movimento Amarelo é um movimento internacional que tem uma proposta que é chamar atenção da sociedade para o alto índice de vítimas no trânsito em todo mundo. O movimento é uma ação coordenada entre os órgãos de trânsito tanto na esfera municipal, estadual ou federal como a Polícia Rodoviária Federal. A ideia é mobilizar também a sociedade para este tema tão importante para todos nós e para a vida”, explicou Jair Guimarães, secretário municipal de segurança institucional de Marabá.
O movimento Maio Amarelo tem o apoio de várias empresas e instituições nas ações educativas que estão previstas para acontecer em toda cidade. “A câmara é uma parceira das ações educativas para o trânsito, inclusive apresentando projetos para contribuir com um melhor trânsito em nossa cidade”, argumentou o vereador Deodato do Espírito Santo Filho, o Dato do ônibus, vereador.
De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), foram mais de 31 mil pessoas que morreram vítimas de trânsito no ano de 2019 no Brasil, o mais baixo desde 2001. Mais de 6.900 pedestres perderam a vida. Por dia, em média, morrem 4 crianças vítimas de trânsito. Em média 12 mil motociclistas morrem por ano no Brasil. A cada 1 minuto uma pessoa fica com sequelas em razão do trânsito, as pessoas idosas são as principais vítimas.
A campanha lançada hoje tem o tema “Respeito e Responsabilidade: Pratique no trânsito” e contará com diversas ações de panfletagem, palestras educacionais e ações em escolas e empresas.
Texto: Victor Haor
Fotos: Paulo Sérgio