DMTU: órgão realiza visitas e palestras referentes a campanha Maio Amarelo
Durante todo o mês, agentes do Departamento Municipal de Trânsito (DMTU) estão visitando órgãos públicos, empresas e pontos de táxi e mototáxi com distribuição do símbolo da campanha Maio Amarelo a colaboradores, clientes e visitantes. Também estão sendo expostos em locais públicos peças publicitárias e totens fixos com imagens e mensagens educativas.
As ações fazem parte da Campanha do Maio Amarelo e seguem durante a segunda quinzena do mês com ações e palestras educativas online e presenciais. O tema deste ano é “Respeito e Responsabilidade: Pratique no trânsito”.
Nas ações, também estão sendo explicadas as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro, por meio da Lei 14.071/20, que entrou em vigor no mês passado. Para o diretor do DMTU, Jocenilson Souza, a campanha tem um papel social importante para o trânsito no município.
“A nossa preocupação é com a redução de sinistros no trânsito. Então a campanha visa sensibilizar as pessoas, pois a única vacina que nós temos é a conscientização, é a mudança de atitude. Essa condição é que vai fazer com que asa atitudes sejam para salvar vidas. Por isso, faço o convite a toda a sociedade de marabá para nos unirmos em um só propósito de reduzir o número de vítimas e sinistros em nossa cidade”, destaca Jocenilson Souza.
Na segunda,17, será realizado encontro com a diretoria da Associação Comercial e Industrial de Marabá para divulgar o movimento da campanha e angariar apoio para as próximas ações educativas do órgão.
No dia 20, haverá o lançamento do ciclo de palestras online com intuito educativo. A primeira experiência será voltada aos colaboradores de uma empresa que presta serviços à concessionária de energia.
Para o dia 27, o DMTU programou uma palestra educativa em praça pública, a ser definida, voltada aos motociclistas e com potencial para alcançar outras pessoas que fazem parte do trânsito, como pedestres que estiverem no local.
A campanha será finalizada no dia 31 com uma roda de conversa com parceiros das atividades. Na ocasião, também será apresentado o relatório com as atividades e resultados da campanha do Maio Amarelo.
“A educação para o trânsito deve ser realizada a todo instante, mas o Maio Amarelo é um período especial onde podemos aproveitar para refletir sobre nossas atitudes e criar hábitos saudáveis de responsabilidade no trânsito. Hábitos para a preservação d avida”, ressalta o Coordenador de Educação para o Trânsito do DMTU, Rogério Matias da Silva.
As empresas e órgãos públicos que tiverem interesse em receber palestras do DMTU podem entrar em contato com o email institucional do departamento: dmtumaraba.gov@gmail.com.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação