DMTU: Palestras conscientizam crianças e adultos sobre responsabilidade no trânsito
Um público formado por crianças de 6 a 9 anos, da Escola Municipal Darcy Ribeiro, do bairro Bom Planalto, prestigiou a palestra dos servidores do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTU), realizada nesta quinta-feira, 21. As crianças se divertiram bastante com o personagem “cabeção” que trouxe trabalhou orientações sobre placas de sinalização e uso da faixa de pedestres, além de destacar que não se deve praticar de esportes nas ruas e não empinar pipas nas praças e logradouros públicos, e claro, não usar o ‘cerol’ (produto feito de pó de vidro e cola) nas linhas para evitar acidentes com motociclistas e outras informações.
Segundo Antônio Lacerda, setor de educação para o trânsito do DMTU, as palestras são realizadas nas escolas semanalmente, nas terças e quintas feiras, e nos demais dias são promovidas nas empresas e instituições onde são convidados. “A receptividade é única cada vez que a gente vai a uma escola ou empresa a recepção é diferente com muito calor das pessoas e depois ficam muito satisfeitas e nós ficamos gratos para passar uma boa mensagem. Nas escolas, despertamos na criança que ele se torne um condutor mais consciente”, explica Lacerda.
Segundo ele, as palestras contribuem para tornar as pessoas mais conscientes das responsabilidades no trânsito, evitando que os números de acidentes aumentem em Marabá, ou seja, há uma melhora significativa tanto para os condutores de veículos quanto para os pedestres. “Nosso trabalho é admirado não só em Marabá, mas em outras cidades, e até em Belém onde fazemos parcerias. Nosso público de 3 a 6 anos de idade trabalhamos com um tipo de apresentação como o fantoche. Cada faixa etária tem uma atividade diferenciada”, explicou Lacerda.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos