DMTU: Campanha Maio Amarelo continua as atividades para o trânsito seguro em Marabá
Na manhã de segunda-feira, 09, equipes da Coordenação de Educação para o Trânsito do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) deram continuidade à programação do Maio Amarelo, movimento que busca conscientizar sobre a educação no trânsito desde 2014.
Na ocasião, as equipes estiveram em pontos de táxi e mototáxi distribuindo laço amarelo, símbolo da campanha, com o intuito de conscientizar motoristas e passageiros quanto à mensagem do movimento.
Durante a última semana, as equipes realizaram palestras educativas voltada aos militares do Exército Brasileiro do I Grupo de Artilharia de Campanha de Selva (GAC) falando sobre “Rotinas de Trânsito na cidade de Marabá”.
Além disso, no dia 4, a campanha teve espaço em programa de rádio, momento em que o coordenador do Departamento de Educação para o Trânsito, Rogério Matias, forneceu orientações sobre tema e lançou um convite à sociedade para participação no movimento.
“Todo esforço é válido no sentido de levar a mensagem do Movimento Maio Amarelo, acionando cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável no trânsito, para preservar sua própria vida e a dos demais”, explica Rogério Matias.
Na quinta-feira, 5, os estudantes do 2º e 3º ano da Escola Geraldo Veloso receberam orientações a respeito das normas de circulação e conduta. Após a palestra, a equipe do DMTU, estudantes da escola e estudantes de psicologia realizaram uma blitz educativa em frente à escola a fim de orientar os motoristas quanto à campanha.
Após dois anos com programação via redes sociais. Em 2022, a campanha do Maio Amarelo voltou com atividades presenciais.
“Então, por mais que estivéssemos ausentes nesses dois anos, agora em 2022, com a pandemia mais controlada, poderemos incentivar novamente os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada a participarem de um trabalho de conscientização. Os encontros são essenciais para que possamos conscientizar, levar a mensagem a todos”, pontua o diretor do DMTU, Jocenilson Silva.
Durante o mês, a programação contará com palestras, palestras, blitz, corrida e outras atividades. Confira abaixo a programação que segue até o final do mês:
10 e 11/05 – Palestras educativas de trânsito a colaboradores de empresas da iniciativa privada;
11/05 – Encontro com profissionais do serviço de táxi lotação, com palestra educativa pelo DMTU e serviços de saúde, com apoio da Escola Técnica Imperador;
Visitas a órgãos públicos e privados com distribuição do símbolo da campanha a colaboradores, clientes e visitantes, convidando-os a reproduzir a mensagem do movimento;
12/05 – Palestras educativas de trânsito a colaboradores de empresas da iniciativa privada;
13/05 – Palestra educativa de trânsito on-line;
16/05 – Palestras educativas de trânsito a servidores de órgãos de governo;
17/05 – Ação Educativa na via pública – Campanha: Gentileza gera Gentileza no Trânsito;
18/05 – Encontro com servidores administrativos do DMTU: Atualização da legislação de trânsito;
19/05 – Roda de conversa alusiva ao Movimento Maio Amarelo junto aos parceiros representantes de órgãos componentes do Sistema Nacional de Trânsito e convidados: realidade das estatísticas, perspectivas futuras e nossa contribuição para a segurança viária, planejamento da ação final do Movimento Maio Amarelo 2022;
20/05 – Atividade educativa em parceria com o SEST SENAT;
23/05 – Atividade educativa em parceria com a UEPA;
24/05 – Apresentação do teatro de fantoches as crianças do abrigo municipal;
25/05 – Promoção do programa Laço Amarelo com representante do Observatório Nacional de Segurança Viária – online;
26/05 – Oficina de Legislação, Direção Defensiva e Condução de Veículos de Emergência voltados aos Agentes Patrimoniais do Município;
29/05 – II Corrida Maio Amarelo – Atenção pela Vida;
31/05 – Encerramento do Movimento Maio Amarelo com atividade educativa na via pública junto aos parceiros representantes de órgãos componentes do Sistema Nacional de Trânsito e convidados – PRF, DETRAN, DNIT, DMTU, Polícia Militar, SAMU, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação
Galeria: