Cidadania: Com estoque de sangue baixíssimo, Hemopa faz campanha para conseguir doadores
No próximo sábado, dia 22, o hemocentro abrirá excepcionalmente das 7 às 17h para receber doadores.
A pandemia de Covid-19, o surto de gripe atual e agora as enchentes dos rios que circundam Marabá afetaram diretamente o movimento na unidade do Hemopa (Hemocentro do Estado do Pará) na cidade. O número de doadores diminuiu consideravelmente, por isso está acontecendo uma campanha para incentivar a doação e aumentar o estoque de sangue.
Para doar, a pessoa precisa ter entre 16 e 69 anos. Os menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos responsáveis legais. Pesar, no mínimo, 50 quilos, portar documento oficial com foto original, estar bem de saúde, ter uma boa noite de sono e estar bem alimentado.
Atender a esses requisitos é importante para garantir que a pessoa seja impossibilitada de doar por inaptidão, o que nos últimos dias ocorreu com metade das pessoas que procuraram o hemocentro, segundo a direção.
“Quem teve Covid-19 pode doar após 30 dias do término dos sintomas. A síndrome gripal com teste de Covid-19 negativo deve aguardar 15 dias após o término dos sintomas sem o teste de Covid-19 negativo, após 30 dias. Em relação às vacinas, quem recebeu a Coronavac pode doar após 48 horas da aplicação do imunizante e as demais após sete dias. Em relação à vacina contra a gripe após 30 dias”, ressalta a diretora do HEMOPA Marabá, Regiane Izaías.
REPERCUSSÃO
Uma das pessoas que procurou o hemocentro nesta quarta-feira (19) foi a estudante de Direito Inglis Gonçalves, de 28 anos. Ela conta que sempre teve vontade de doar sangue, mas que por causa de um tratamento não pôde antes e que essa foi sua primeira vez.
“Agora que eu já encerrei o tratamento pude vir. Isso é muito importante porque a gente vê essa necessidade de doadores. Então, venham, tirem um tempinho para doar sangue. Você vai ajudar o próximo e ajudar o próximo é uma coisa muito importante”, pontua.
Hugo Mendonça está em formação para ingressar na segurança pública. Ele e outros soldados da Polícia Militar que também estão em formação resolveram se juntar à corrente de ajuda.
“O que me motivou principalmente foi a questão de nós, enquanto alunos, ao ingressarmos na segurança pública ser nosso dever colaborar com a população, ajudar as pessoas que estão precisando, principalmente nessa época de pandemia, de crise que estamos passando”, pontua. “Acho que é muito importante a gente colaborar, ajudar o próximo. Se eu estivesse precisando eu iria gostar de receber ajuda e eu acho que isso me motivou”, reitera.
Elizângela Moraes tem 30 anos e veio de Parauapebas, em caravana organizada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, para realizar a doação de sangue. Ela compartilha que o intuito de ajudar a salvar vidas a motivou na doação.
“Tem muitas pessoas que necessitam e sabemos que está escasso o número de doadores. Nem todo mundo quer fazer esse tipo de doação e é muito importante para o nosso próximo. Amar ao próximo é o que Jesus pede e isso aqui é amar ao próximo, se importar”, destaca.
Serviço: O Hemopa Marabá fica localizado na Rodovia Transamazônica na Agrópoles do INCRA, núcleo Cidade Nova, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio