Secult / FCCM: Doações de livros ampliam acervos das Bibliotecas Públicas de Marabá
A Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo, vinculada à Secretaria de Cultura (Secult) e a Biblioteca Aziz Nacib Ab’Saber, da Fundação Casa da Cultura (FCCM), são importantes espaços públicos para ter acesso a livros de qualidade, que abordam os mais variados temas. Os acervos estão em constante processo de mudança e a doação de livros é uma das principais responsáveis pela renovação dos itens.
Diante disso, as duas instituições recebem novos livros. Saiba como doar e quais são os critérios para o recebimento.
A biblioteca da FCCM é composta, atualmente, por 5.500 livros. Cerca de 60% são provenientes de doações. Nas prateleiras do espaço podem ser encontrados publicações literárias, de geografia regional e local, de arqueologia, de povos indígenas, infantojuvenis (quadrinhos, mangás e gibis) entre outras temáticas.
Por causa do acervo sobre pesquisas na região, a biblioteca da FCCM é bastante procurada por estudantes de pós-graduação (especialização, mestrado e mestrado) e de outros pesquisadores.
Outro aspecto importante é a parceria que o espaço mantém com instituições da região como as Universidades do Estado do Pará (UEPA) e Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e Instituto Federal do Pará (IFPA) para recebimento de livros, assim como com cursos técnicos e escolas públicas para visitas programadas.
Samantha Araújo é bibliotecária e responsável pela Biblioteca Aziz Nacib Ab’Saber. Ela ressalta a importância de doar livros em boas condições de manuseio.
“Apesar de ser uma política de doação, a gente não pode receber qualquer tipo de livro. Livros mofados, rasgados, totalmente riscados. São livros que a gente não vai conseguir manusear. São esses tipos de materiais que a gente pede para ter esse cuidado porque, às vezes, as pessoas acham que biblioteca é depósito. Se a gente pegar um livro mofado, com fungo, e colocar em uma instante, com o passar do tempo, ele vai contaminar outros livros”, explica.
A biblioteca também realiza doações de livros. Quando algumas obras não têm demanda, a equipe da biblioteca encaminha esses livros para comunidades, zonas rurais e escolas onde serão melhor aproveitados.
Já o acervo da Biblioteca Orlando Lima Lobo é composto por 10 mil livros e cerca de 30% são resultado de doação. Lá, é possível encontrar obras de todos os gêneros – literatura, romance, conhecimentos gerais etc. – dos clássicos à obras da atualidade como mangás, por exemplo. Para quem quer doar, as observações são apenas para que os livros estejam livres de fungos, traças e cupins, que podem afetar o restante do acervo.
As duas bibliotecas não recebem livros didáticos e a Biblioteca Orlando Lima Lobo também não recebe livros jurídicos, ambos por causa do prazo de validade. No caso dos livros didáticos, eles são utilizados em sala de aula no máximo até três anos. Já os livros jurídicos vivem em constante mudança tendo em vista novas leis e interpretações das legislações.
Um dos aspectos importantes da doação é a sustentabilidade, pois dá um novo direcionamento para livros que poderiam parar na lixeira. Muito além do valor simbólico que um livro pode ter, hoje, a questão da preservação do meio ambiente e a otimização dos recursos são atitudes importantes nesse aspecto. Então, doar um livro tem um impacto positivo na natureza.
“Você vai contribuir para manter um acervo de livros públicos, que estarão acessíveis para toda sociedade, todas as idades. Todo mundo que quiser vir, ler, emprestar e depois devolver. Então, você vai contribuir de uma forma muito bonita, muito educativa, com a formação de outros leitores”, ressalta Evilangela Lima, coordenadora da Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo.
Para quem quer doar grandes quantidades de livro, a biblioteca realiza a busca das obras.
Serviço
- A Biblioteca Aziz Nacib Ab’Saber abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Contato pelo e-mail biblioteca@casadaculturademaraba.org
- A Biblioteca Orlando Lima Lobo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Mais informações pelo Whatsapp 94 984511976 (não recebe ligações).
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio