EDUCAÇÃO: ALUNOS DA ESCOLA MARTINHO MOTA PARTICIPAM DE OFICINA DE ARTES E RECICLAGEM
O pneu de borracha que antes não tinha utilidade agora se transforma em lixeira, jarro de jardim ou ainda em brinquedos, como um pula-pula. Já as garrafas pet, depois de trabalhadas, podem ser reutilizadas como assento Puff e mesas de centro. Com os materiais reciclados, cerca de 60 alunos da Escola Martinho Mota, localizada na Nova Marabá, aprendem a fazer diversos objetos úteis para o dia a dia.
Há duas semanas eles estão participando do “Eco Pneu Play”, um projeto que visa a conservação do meio ambiente, com a reutilização de materiais descartados, como pneus, latas e garrafas Pet. As técnicas são ensinadas em oficinas de 30 minutos.
O projeto desenvolvido pela Associação dos Ambientalistas em parceria com a escola contempla estudantes da Educação de Jovens e Adultos(EJA) e do Ensino Fundamental das séries finais. Pedro Vinicius, aluno do 7º ano está entusiasmado com a oficina. “É importante cuidar do meio ambiente, reutilizando o lixo”, disse o garoto. A colega dele, Maria também está feliz com a aprendizagem. “Cuidar, reutilizar os objetos que as pessoas descartam e reutilizar o lixo pra melhorar o meio ambiente”, enfatiza a estudante.
Cristina Arcanjo, diretora da escola, explica que o projeto além de combater a poluição, incentivando a retirada de lixo das ruas, os coloca em contato com a arte, já que os objetos são peças artísticas. “Eles podem está aprendendo algo que pode se tornar uma profissão para eles”, ressalta a diretora.
O artesão Edison Feitoza, presidente da Associação dos Ambientalista acredita que o projeto pode se tornar exemplo para outras instituições e agradece o apoio da Secretaria Municipal de Educação – Semed, pelo o espaço e do Serviço de Saneamento Ambiental – SSAM que doou os pneus para as oficinas. “Nós fazemos apresentação para as crianças e a prática com os adultos. Estamos aí para cuidar do meio ambiente”, finaliza o artesão.