Educação: Animação no acolhimento marca retorno às aulas dos mais de 50 mil estudantes da rede municipal de ensino
Nesta segunda-feira, 22, as sirenes das escolas voltaram a tocar para o retorno das aulas dos mais de 50 mil estudantes da rede municipal de ensino. O primeiro dia do novo ano letivo foi marcado por muitos sorrisos, alegria e por dinâmicas especiais desenvolvidas pelas escolas para acolher os novos alunos e o retorno dos antigos.
Na Escola José Mendonça Vergolino, na Marabá Pioneira, os alunos foram reunidos no auditório e foram recebidos com muita música, cantos e apresentados aos funcionários e coleguinhas. A pequena Ana Isabela, 10 anos, destacou a alegria de retornar às aulas.
“Eu queria muito voltar para a aula. Gosto muito do projeto de música, amo Matemática, estava com saudade da minha amiga, das professoras, de todos”, comenta a estudante do 5º ano.
Sua colega, Júlia da Conceição, 9 anos, faz coro ao discurso da colega.
“Minha matéria preferida é Matemática também e fico feliz de voltar a estudar. Estou achando bem divertido esse primeiro dia que estão recebendo a gente e brincando. Está divertido”, diz a garota.
A diretora Nilva Américo explica que todos os 580 alunos da escola passaram pelo acolhimento. “Nós os recebemos no auditório, utilizamos fantasias, música, interação. Tudo com muita alegria para essa volta às aulas que é tão importante para cada um”.
Ela destaca que a escola tem vários projetos como música, futsal, reforço, dança e que em 2024 deve ser iniciado o projeto de capoeira. “Temos também o carro chefe que é o de construir uma comunidade sustentável e multicultural. Por isso pedimos aos pais que tragam os alunos para a aula sempre, desde essa primeira semana, pois já damos início a várias discussões”, ressalta.
O professor do 3º ano, Isaac Merlley, ressalta o comprometimento dos profissionais com os alunos desde o primeiro dia.
“Aqui no Mendonça os pais têm a confiança de entregar os seus filhos para profissionais preparados. Profissionais que estão plenamente abraçados com a Educação. Todos nós, os educadores e a família, temos um projeto, uma missão, que é fazer com que o nosso aluno aprenda. E aqui, esse momento de acolhida é que essa história começa”, acrescenta.
Na Escola Cristo Rei, no Jardim União, os alunos foram recebidos sobre o tema “Cultura, Inclusão e Diversidade” e com a participação do Projeto Ordem Unida desenvolvido junto a Guarda Municipal de Marabá (GMM).
“Foi maravilhoso. Na parte da manhã e da tarde, muitos pais compareceram, a maioria dos alunos vieram. Trabalhamos todo esse repertório da introdução, para os alunos entrarem com todos esses cartazes, com todos esses totens, comentando sobre os projetos da escola, incluindo essa temática. Foi muito bom. Os alunos participaram desse momento, ouvindo o saxofone com o projeto Canta e Toca, a GMM esteve presente, os alunos fizeram o código de honra, os veteranos ensinando os novatos. Foi um ótimo momento “, comenta a diretora da Escola Cristo Rei, Gleide Hartuique.
Ela comenta que essa primeira semana será de adaptação para os alunos e na semana seguinte será aberta as inscrições para os projetos desenvolvidos na escola, como Balé, Xadrez, Karatê, Leitura, entre outros.
O aluno Kallil Lima Dias, 16 anos, disse que está ansioso para retornar aos projetos de Leitura e Música e que este ano pretende participar também do projeto de Karatê.
“O diálogo foi muito bom. Essa escola é excelente, tem muitos projetos, os professores são ótimos. Participei dos projetos nos outros anos e agora quero aumentar ainda mais a participação. Estudo aqui há 2 anos e meio e amo essa escola”, comenta.
Georgia Isabella Lopes Alencar, 13 anos, elogiou as apresentações realizadas no primeiro dia e diz ter altas expectativas para 2024.
“Eu acho que esse ano vai ser incrível, mais do que os outros. Foi bem acolhedor, estou bastante esperançosa. Participo do projeto de Xadrez e já vou me inscrever de novo quando abrir. Temos uma diversidade grande e sinto que aprendo muito aqui”, conclui a menina.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes