Educação: Cadernos impressos de atividades são aprovados pela comunidade escolar
Na rede municipal de Educação, em que as aulas estão acontecendo na modalidade remota, um dos suportes dado aos mais de 54 mil alunos é o caderno de atividades. O material impresso em gráfica é produzido pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e tem tido aprovação dos educadores e alunos. Os estudantes estão recebendo cinco cadernos.
“Os cadernos de estudos constam atividades, orientações, elaboradas por equipe técnica pedagógica da Secretaria de Educação. Os cadernos têm conteúdos para um mês de estudo, cada caderno será entregue para todos os alunos no mesmo período. No entanto, as atividades deverão ser devolvidas semanalmente ou quinzenalmente para avaliação e intervenção dos professores no ensino-aprendizagem”, explica o diretor de ensino urbano Fábio Rogério Gomes.
Maria Domingas dos Santos, da coordenação pedagógica da Escola Cristo Rei, localizada no bairro Jardim União, enumera os benefícios que o caderno possibilitam aos alunos e professores. Além da plataforma, os docentes em home office (trabalhando em casa) utilizam aplicativos para interagir com alunos, bem como, material impresso para aqueles que não têm acesso à internet. Na EMEF Cristo Rei estudam 776 alunos.
“Ano passado era trabalhado em blocos, era muito papel. Agora a aceitação pelos alunos, pais, tá sendo satisfatória. Os alunos estão conseguindo responder, compreender os conteúdos. Para os alunos que não têm internet, os professores fazem PDF e a coordenação imprime e entrega junto com o caderno de atividades pra que ele possa responder em casa. Neste primeiro bimestre o caderno de atividades está relacionado às habilidades do ano letivo anterior que os alunos não conseguiram alcançar”, destaca a coordenadora.
José Inácio Freitas, 14 anos, estudante do 9º ano foi em busca do caderno na sexta-feira (07), na escola Cristo Rei. O adolescente demonstrou satisfação com o material recebido.
“Está sendo o único método da gente estudar e está sendo muito bom porque a gente tem de ficar sempre exercitando a mente pra lembrar do que a gente já estudou. Esse caderno está bem melhor produzido [comparando com os blocos], está muito bom” observa o aluno.
A estudante Emily Nunes, 14 anos, aluna do último ano do Ensino Fundamental, já está respondendo o caderno de atividades, que deverá devolver no próximo dia 14. Ela gostou da organização do material.
“Todas as atividades do caderno estão de acordo com as aulas on-line. Estava estudando com apostilas, mas com a chegada do caderno melhorou. No ano passado, a gente não entendia muito bem. Mas agora está bem legível. Ótimo”, afirma a estudante.
Para Patrícia Alves da Silva, mãe de dois alunos da rede, os cadernos impressos disponibilizados pela Semed, em 2021, têm possibilitado que os pais ajudem melhor os filhos.
“Tá sendo muito bom, porque muitas vezes as mães não têm condições de ajudar os filhos a estudar. Só tem um celular para duas crianças. Então os caderninhos de estudo são uma ótima referência para eles estudarem. O caderno está perfeito, a organização, as folhas, principalmente do primeiro segmento (1º ao 5º ano). Minha filha amou. Têm mães que não sabem nem ler, ou escrever e os cadernos ajudam bastante”, opina a dona de casa.
A maioria das escolas da rede está entregando, além do caderno de atividades, livros didáticos e o kit de alimentação escolar.
“Essa interação kit alimentação, com os cadernos de atividades, veio a culminar na mesma semana. Faltam apenas uma média de 50 cadernos para serem entregues. O kit alimentação está sendo promissor. Entregamos a primeira leva de 366 na semana passada e agora estamos terminando o restante dos kits”, informa Gleide Hartuique, diretora da EMEF Cristo Rei.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento
Veja outras fotos: