Educação: CAES segue com atendimento de surdos e deficientes auditivos da rede pública de educação
A comunidade surda e deficiente auditiva, em Marabá, pode contar com o Centro Especializado na Área da Surdez (Caes) para o desenvolvimento educacional. A proposta pedagógica inclui o ensino bilíngue, Libras (Língua Brasileira de Sinais) e a Língua Portuguesa, além de Matemática, tudo no contraturno da escola regular, e tem feito diferença na vida das pessoas. O centro, ligado à Secretaria Municipal de Educação (Semed), atualmente atende 79 alunos com uma equipe de oito profissionais, dentre eles há intérpretes e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Edson dos Anjos, professor na Educação de Jovens e Adultos no CAES, explica que por lá o atendimento é voltado para crianças a partir da educação infantil, ou seja, dos três anos até adultos de todas as idades que estejam matriculados na rede pública de educação. Ele trabalha no CAES desde o início do serviço, em 2017.
“Desenvolvemos um trabalho na educação de surdos, primeiro no ensino da Libras como primeira língua, desde os pequenos até os adultos. A língua portuguesa como segunda língua. Alfabetização matemática e matemática básica. Acompanhamento às escolas que esses alunos estão matriculados no ensino comum, seja na orientação dos professores, nas atividades do cotidiano da escola, e na modalidade de atendimento especializado, que é o currículo complementar dos alunos surdos”, esclarece o professor.
O CAES conta com salas de aulas climatizadas, salas de coordenação, banheiros e refeitório. Pedagogicamente, assim como nas escolas regulares, os professores esbanjam criatividade e dedicação na confecção de materiais e recursos pedagógicos para estimular o aprendizado dos alunos.
O CAES também oferece serviços de interpretação de Libras, um departamento que atende a comunidade surda fora da escola que precisa acessar órgãos públicos, denominada de CIL – Central de Interpretação de Libras.
O Centro de Especializado na Área da Surdez- CAES, localizado na Folha 26, Quadra 01 Lote 25, seguindo para caminhada até a Prefeitura Municipal de Marabá.
Secretaria Municipal de Educação e Educação Especial
O CAES, assim como o Cap – Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual, é um centro especializado ligado diretamente ao departamento da Educação Especial na Semed. Esse departamento é responsável pelo assessoramento pedagógico às escolas, promovendo adequações necessárias à implantação das políticas nacionais, adotando como princípios o direito à educação. As atividades contemplam a política de inclusão, que perpassa inclusive, pela formação continuada e projetos de extensão.
De acordo com Thaiz Mendes, coordenadora do Departamento da Educação Especial, são mais de 800 alunos inseridos no atendimento educacional especializado na rede municipal de ensino, distribuídos pelos 02 centros e as 36 salas de recursos existentes na cidade e no campo. Ao todo são 67 profissionais trabalhando nas salas de recursos e 37 mediadores, que trabalham no acompanhamento dos alunos autistas.
“Nós temos uma equipe multiprofissional onde fazemos triagem dos alunos que a escola identifica como suspeita ou deficiência e encaminha pra gente. Essa equipe vai até a escola pra fazer avaliação desse aluno e encaminhar aos centros de saúde para avaliações específicas, como por exemplo, do neurologista, e outras especialidades que o aluno venha necessitar”, observa a coordenadora.
Veja outras fotos:
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio e arquivo