EDUCAÇÃO: CAMPEÃ DO IDEB EM MARABÁ PROMOVE PROJETO DE LEITURA E ESCRITA
Escola Ida Valmont mobiliza professores e alunos para aprimorar ações educativas de língua portuguesa
Ser atual líder do ranking do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de Marabá não significa acomodar-se diante das conquistas. Pelo contrário, a direção e corpo docente da Escola Municipal Ida Valmont, no Bairro Novo Horizonte, estão empenhados em fortalecer ainda mais os processos pedagógicos para alcançar resultados mais expressivos de ensino-aprendizagem em todas as disciplinas, sobretudo em Português e Matemática.
E foi com essa finalidade, segundo a diretora Dorivan de Souza Soares Sá, que no primeiro semestre de 2018 foi desenvolvido na escola um projeto visando reafirmar as habilidades em leitura e escrita dos 505 alunos matriculados neste ano de 2018.
A temática abordada foram os múltiplos portadores de textos para, além de familiarizar as crianças com as diversas possibilidades de leitura e escrita, ampliar a sua utilidade como fator social preponderante para vivência em sociedade. “Reafirmamos a cultura que nos rodeia e as ricas possibilidades de construção e aprimoramento de conhecimentos. Os professores utilizaram-se de parlendas, cantigas de rodas, literaturas de cordel, fábulas, contos infantis, histórias em quadrinhos e jornal. Todos os projetos foram construídos pelos próprios alunos, sob as intervenções pedagógicas de cada docente, o que resultou em uma diversidade de atividades muito bem elaboradas e que demonstraram que as crianças realmente construíram e se apropriaram dessas modalidades de comunicação social”, revela a educadora.
Dorivan ressalta que vivemos em um tempo onde as fronteiras da informação não mais existem, e é necessário possibilitar que as crianças se familiarizem com as mais diversas modalidades existentes de comunicação, ampliando seu repertório para perceberem que vivem em um mundo onde a escrita e a leitura se tornam cada vez mais necessárias. “Os objetivos e conteúdos abarcados pelo projeto, além de visarem a uma formação escolar eficiente, buscaram sensibilizar os alunos para a necessidade de se manterem atualizados com a vida social cotidiana”, enfatiza.
A culminância do projeto ocorreu no dia 10 de agosto, com apresentação dos trabalhos realizados entre maio e junho deste ano, através de uma exposição onde todas as atividades produzidas em sala de aula pelos alunos foram socializadas com as demais turmas da escola.
Segundo Dorivan, o projeto de leitura foi desenvolvido com todas as turmas do 1° ao 5° ano (manhã e tarde), com auxílio dos professores Elza de Fátima e Eliza (Parlendas); Renato (Contos, utilizando o livro “O Noivo da Ratinha”; Maria Juraci e Sueli Sandra (Cantigas de roda); Durce, Márica e Solonayde (Fábulas); Jornal (Alessandra, Maria Costa); Niviane (Revista em quadrinhos); e ainda Adauto (Literatura de Cordel).