Educação: Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual entra de férias
O recesso começa dia 1º de julho
No CAP (Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual), o atendimento aos 102 alunos continua no formato on-line até o próximo dia 30 de junho, quando se inicia as férias. Mas até lá, as atenções estão voltadas para as ferramentas digitais, como o telefone celular. É assim que a professora Alessandra Cristina Oliveira tem atuado com os alunos na alfabetização do sistema Braille e pré-Braille (preparação para aprender o Braille).
“Temos atividades assíncronas e síncronas, formamos grupos no Whatsapp, onde a gente tem contatos com alunos durante toda a semana, no horário de aula, e uma vez por semana temos aula on-line através do google meet. Conversamos, realizamos as atividades, e depois que eles realizam filmam e tiram fotos para que possamos fazer as correções”, explica a professora, que tem 20 alunos, sendo a mais nova com 3 anos e a mais velha com 62 anos.
No CAP, o desenvolvimento dos alunos estão sendo analisados por meio de relatórios. Os professores observam, por exemplo, a execução das atividades propostas de forma on-line, inclusive diante das dificuldades enfrentadas.
“Muitos não têm celular, então, às vezes, a aula é 9h da manhã e a mãe não está em casa, e mantemos contato em outro horário que o aluno terá acesso ao celular. Existem entraves, barreiras, mas estamos conseguindo avançar de forma significativa além dessas barreiras”, enfatiza Alessandra.
O CAP, que está passando por obras de revitalização e ampliação do prédio, atende alunos de várias idades, até mesmo bebês. O atendimento inclui AVD (Atividades para Vida Diária), estimulação precoce, matemática voltada para o soroban (recurso utilizado para o ensino aprendizagem da matemática), sala de braille e um centro de produção de materiais destinados à orientação de mobilidade de alunos com baixa visão.
O centro tem ainda uma biblioteca com livros de várias áreas do conhecimento. Além disso, os alunos recebem apoio em disciplinas da escola comum como português, ciências, língua estrangeira, dentre outras para potencializar o aprendizado dos alunos.
Nesta pandemia, o CAP também tem garantido aos seus alunos a acessibilidade dos cadernos de atividades curriculares elaborados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) para o ensino remoto. Os arquivos são enviados em mídia e, após analisados pela equipe do CAP, são reproduzidos com fonte ampliada para os alunos de baixa visão, e em Braille para os cegos.
Além dos cadernos de atividades curriculares, o CAP produz kits AVD para os alunos que não tem condições de ter qualquer outra forma de ensino remoto, por meio de recursos digitais, bem como, um caderno que acompanha materiais produzidos para estimulação do tato, formas, texturas, a percepção sonora.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento