Educação: CMRio realiza acolhimento aos alunos novatos para o ano letivo 2024
Estudar em uma nova escola é sempre uma experiência de descobertas e adaptações. Pensando na integração dos novos alunos para o ano letivo de 2024, o Colégio com Supervisão Militar Rio Tocantins (CMRio), na Folha 13, preparou uma programação de dois dias para receber e acolher os alunos novatos.
No dia 17, a programação foi voltada apenas para os estudantes do 6º ano. Enquanto no dia 18, os estudantes novatos das demais turmas também participaram. Enzo Gabriel, 11 anos, aluno do 6º ano compartilha seu sentimento com a nova realidade escolar.
“Não estou acostumado com colégio militar, tem que prestar continência, fazer várias coisas, sabe. A parte boa é o colégio grande, a quadra. Também porque é colégio militar, eu gosto de policiais. Focar nos estudos mesmo, né”, ressalta.
Para o Sargento Ancélio Soares é importante esse momento porque durante o acolhimento os novos estudantes são apresentados às atividades que serão desenvolvidas ao longo do semestre.
“Então, eles têm esses dois dias de preparo para que eles não fiquem perdidos no ambiente escolar. Então, aqui são tratados todos os assuntos inerentes à questão da conduta, civismo, respeito no ambiente, as maneiras de tratamento, a forma como eles irão agir no decorrer do semestre, que é o semestre de adaptação deles. Então, tudo aquilo que a escola pratica com os demais alunos, eles ficam mais ou menos por dentro do que acontece na escola para que eles não fiquem perdidos nos dias letivos”, explica.
Na semana passada, houve um momento com os responsáveis pelos novos alunos a fim de mantê-los informados sobre a dinâmica da escola. Já o acolhimento dos estudantes é necessário porque eles têm contato com as questões de civismo e disciplina que a rotina da escola requer, como padronização do uniforme, materiais escolares, entrar em forma, ordem unida, hinos, hasteamento e arriamento das bandeiras, além dos clubes que terão acesso.
“Você vê a movimentação dos alunos, a alegria. É um momento diferenciado. São alunos do 6º ano, que estão mudando de segmento de ensino, então já tem toda essa expectativa na cabecinha deles. E eles estão em um colégio diferenciado do município. É uma escola pública, como todas as outras da rede, mas que tem esse serviço com a supervisão militar. Nesses dois dias eles têm palestras, ensinos e dinâmicas junto com a Supervisão Militar. É uma alegria recebê-los, são novos na comunidade e é uma alegria para eles também, um novo momento para a vida deles”, destaca a diretora Gilda Rios.
A estudante Zenaide Aparecida, 15 anos, novata na escola, morava em Ananindeua. Ela conta que já tinha estudado em colégio militar, mas mesmo assim, o novo ambiente escolar não deixa de causar curiosidade e gerar boas expectativas.
“Está sendo muito incrível porque aqui é uma escola muito difícil de encontrar vaga, de conseguir entrar por causa da disciplina. Eu estou bem feliz por ter conseguido a vaga, foi bem difícil entrar, mas eu ainda estou me acostumando com a ideia de estudar aqui. Eu espero me sair muito bem. Eu espero me destacar bastante e conseguir superar minhas expectativas”, afirma a estudante.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes