Educação: Comunidade do Bairro Laranjeiras comemora revitalização da Escola Elinda Simplício em parceria com o Exército

Os alunos e funcionários da Escola Elinda Simplício Costa, no Bairro Laranjeiras, estão em festa. Isso porque, nesta quinta-feira (30), a Prefeitura de Marabá, em parceria com o Exército Brasileiro, entregou a escola totalmente revitalizada. As obras foram realizadas por 15 soldados do 52º Batalhão de Infantaria da Selva.

São 680 alunos, do 1º ao 5º ano, que agora disporão de  uma escola toda pintada e revitalizada com novos banheiros, refeitório completamente reformado, uma nova horta escolar feita em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), um novo jardim e cadeiras novas. A estudante Maria Giovana Nascimento, 5º ano, comemorou. “Estou achando muito divertido porque teremos mais oportunidades. Acho que agora ficará melhor pra estudar, não só eu, como as outras crianças”.

A escola possui 34 funcionários, incluindo agentes de serviços gerais, equipe gestora e professores, que ganharam um ambiente melhor para trabalhar. A sala dos professores foi completamente revitalizada com novas mesas. Já a cozinha teve os armários reformados.

Visivelmente emocionada, a diretora da Escola, Efigênia da Silva Lima, destacou algumas das mudanças. “Aconteceram coisas incríveis, arrumaram o telhado, forro, piso, banheiro, armários, vidros, cadeiras, ganhamos uma horta nova, portas novas com fechaduras. Estou chegando na reta final na minha contribuição na educação de Marabá e meu sonho era esse, me aposentar e deixar essa escola bonita como está”, relata.

Investimento

A reforma da Escola Elinda Simplício é uma das cinco escolas revitalizadas, durante o período de férias escolares, em parceria com o Exército. O Prefeito Tião Miranda destacou a importância de obras como essa. “Sempre digo que a obra que eu mais gosto é reformar ou construir escola. Hoje vemos uma escola tradicional do bairro Laranjeira totalmente revitalizada. Educação é o inicio da transformação das pessoas. Elas que farão o futuro do país e do município. Temos mais de 200 escolas. O importante é isso, continuar fazendo e fazendo”, frisa.

A secretaria de Educação Marilza de Oliveira Leite garante que há um empenho muito grande em continuar realizando as obras escolares, com previsão de novas entregas. “Muitas escolas estão sendo entregues e há muitas à entregar ainda. Cada vez que fazemos percebemos como é prazeroso. Percebemos a alegria na comunidade”, conta.

Satisfação percebida ao falar com a artesã Vania José Alves, mãe da aluna Alana Alves, do 4º ano. “A escola estava precisando dessa reforma. Isso trás autoestima para as crianças, para sociedade, a gente sente nossos filhos mais acolhidos, protegidos, mais motivados para prosseguir”, enfatizou.

A professora do 3º ano Márcia Vieira destaca o avanço no aprendizado propiciado pelas mudanças. “É uma melhoria muito boa porque se tiver ambiente bom, as crianças e profissionais interagem direito. Estou feliz, esperamos que isso deixe os alunos mais alegres, o que impacta até em seu aprendizado e no convívio”, comenta.

Texto: Osvaldo Henriques

Fotos: Paulo Sérgio dos Santos

Acessibilidade