Educação: Creche da Vila São José já está 90% concluída

Está em sua fase final a construção do Núcleo de Educação Infantil (NEI) São José, na comunidade da Vila de São José, distante 8 quilômetros de Marabá. O NEI vai atender 200 crianças, de 1 a 3 anos, divididos em dois turnos, manhã e tarde.

A construção começou ainda na gestão anterior e foi interrompida. No atual governo a obra recomeçou e hoje está prestes a ser entregue.De acordo com Faidro Coelho, engenheiro da empresa responsável pela obra, o serviço está com mais de 90% concluído, restando o acabamento de alguns setores; a ligação da caixa d’água com as dependências do prédio, o que deve ser feito ainda esta semana; colocação de torneiras; pequenos retoques na pintura e a colocação de vidros em algumas janelas e portas.

O projeto arquitetônico do prédio segue os padrões do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), no âmbito do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil. Os recursos são também do FNDE na ordem de R$ 537.078,10.

O Projeto Proinfância Tipo B, tem capacidade de atendimento de até 224 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), ou 112 crianças em período integral. De acordo com o engenheiro Faidro Coêlho, o prédio dispõe de berçário, duas salas para recém-nascidos e também amamentação, sala de acolhimento e integração das crianças com banheiros, com área de dormitório. Outras duas para crianças com até 3 anos, com área de recreação também para a pré-escola, além de sala de vídeo, informática, área de serviço e um anfiteatro.

“Falta muito pouco e até abril com certeza vai estar finalizado. Hoje estamos instalando todos os materiais que já se encontram na obra para serem utilizados”, garante o engenheiro.

ACESSIBILIDADE
X