Educação: Escola do campo de Marabá se destaca em gincana sobre a Constituição

Escola Juan Pablo criou grupo de estudo em redes sociais para alcançar todos os alunos no projeto

Na manhã desta quinta-feira 16, estudantes de nove escolas da rede municipal de educação participaram da segunda etapa da Gincana Cidadã do projeto Constituição em Miúdos, promovido pela Escola do Legislativo de Marabá, com o objetivo de disseminar entre os alunos a importância da Constituição Federal.

Os estudantes receberam vários desafios, entre eles a elaboração de paródias, produção de cartazes, ambientação das escolas e respostas a perguntas sobre a Constituição Federal.

A diretora da Escola do Legislativo, Gabriela Silva, comemora os resultados obtidos até aqui e explica que o projeto iniciou em 2018, no ano em que a Constituição Federal completou três décadas de promulgação. Como houve grande aceitação entre educadores da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) e por parte dos próprios estudantes, ele foi estendido para este ano e está movimentando bastante as escolas envolvidas: Juan Pablo, Odílio Maia, Julieta Gomes Leitão, Heloísa Castro, Doralice Andrade, São Francisco, Inácio Moita, Evandro Viana e Jônatas Pontes Athias.

As quatro primeiras citadas acima tiveram a pontuação mais alta e estarão na terceira e última fase, agendada para o dia 24 de junho próximo. A primeira colocada, com 150 pontos, foi exatamente a Escola Juan Pablo, localizada na Vila Sororó, a 35 km do centro de Marabá.

O diretor da Escola, Francisco Sales, celebrou o feito em companhia dos 14 alunos que vieram da comunidade rural e revelou que houve um intenso preparativo para participar da gincana, tanto por parte dos educadores como dos estudantes, que se envolveram, criaram grupos de estudos e até mesmo perfis em redes sociais apenas para ampliarem mais o conhecimento sobre a Constituição. “Sabemos que não ganhamos esse desafio, mas a grande vitória foi o engajamento de nossos alunos em se debruçarem sobre esse tema”, contou.

Segundo Sales, a metodologia nova, envolvendo os estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental foi determinante para alcançar o resultado expressivo, com a classificação para a fase seguinte do desafio. “Baixamos cartilhas, livros, mandamos questões para os alunos e assim conseguimos o envolvimento de todos por meio de redes sociais”, esclarece.

Kênia Cristina Santos Monteiro, coordenadora do 6º ao 9º ano do ensino fundamental na SEMED, avalia que o projeto Constituição em Miúdos tem se destacado entre as escolas participantes e a Secretaria de Educação tem dado todo o suporte. “Os professores tiveram um grande engajamento e o resultado disso são estudantes mais motivados para estudar e também mais conscientes de seus direitos e deveres”.

Kênia enalteceu a Escola Juan Pablo, do campo, que saiu em disparada nesta fase do desafio, mas percebe que outras escolas têm potencial para surpreender na etapa final.

O vice-presidente da Câmara Municipal, Ilker Moraes, participou da abertura da gincana e ficou impressionado com o engajamento e o preparo dos estudantes para o desafio proposto pela Escola do Legislativo. “Quando vocês se envolvem em um projeto como esse, acabam sendo vitoriosos de alguma forma”, disse.

Os jurados convidados para avaliar a performance de cada escola na gincana foram Leideane Almeida Gabi, Adriana de Oliveira Mendes, Helaine Paiva e Maria Araújo Guimarães.

Texto e Fotos: Ulisses Pompeu

 

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